Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

AEP | Missão Empresarial ao Peru e Colômbia

De 09.11.2013 a 16.11.2013
  • Acções Colectivas

Missão empresarial para aproveitar oportunidades de duas economias a crescer e cada vez mais abertas ao exterior.

Inscrições até 30 de setembro de 2013.

A AEP - Associação Empresarial de Portugal vai reforçar a aposta nos mercados peruano e colombiano. Entre 9 e 16 de novembro, reedita a missão empresarial multissetorial que organizou no ano passado e dá resposta à apetência das empresas portuguesas pelo Peru e pela Colômbia, cujas economias estão cada vez mais abertas e recetivas ao investimento e aos produtos estrangeiros.

Tendo em conta o recente tratado comercial celebrado entre a UE e aqueles dois países da Comunidade Andina, que vem facilitar e incrementar as trocas entre eles e os estados europeus, esta ação - que integra o programa associativo de internacionalização “Business on the way 2013”, co-financiado pelo Compete, ao abrigo do QREN - adquire acrescida importância.

A atratividade do Peru e da Colômbia residem, sobretudo, no dinamismo económico do primeiro e na dimensão do segundo, aliados à estabilidade política e aos incentivos ao investimento estrangeiro, bem como à abertura dos consumidores a produtos europeus.

No caso do Peru, é um país de 31 milhões de habitantes, com uma economia que tem vindo a crescer sustentadamente nos últimos 14 anos, a um ritmo de 7% ao ano, sendo a 6.ª maior economia do subcontinente e uma das 10 mundiais com maior dinamismo nos anos mais recentes. Tem ainda a vantagem de apresentar, ao longo da última década, uma das taxas de inflação mais baixas da América Latina.

Em 2012, o PIB aumentou 6,3%, destacando-se os contributos da construção e do crédito ao investimento e ao consumo. A solidez macroeconómica e a riqueza dos seus recursos naturais são dois dos fatores que tornam o Peru atrativo para o investimento estrangeiro. Na preparação desta missão, a AEP detetou oportunidades de negócio para as empresas portuguesas dos sectores de infraestruturas e transportes, energia, petroquímico, minerais, aeroportos e portos, imobiliário, agroalimentar, têxtil, pesca, turismo e florestal.

Quanto à Colômbia - o terceiro país mais populoso da América Latina, com 46 milhões de habitantes -, é a quarta maior economia do subcontinente e tem o 29.º melhor PIB do mundo. As autoridades locais definiram cinco motores do crescimento económico e estão apostadas em captar investimento e know-how nas indústrias extrativas, agricultura, infraestruturas, habitação e inovação tecnológica. Há oportunidades interessantes para empresas de software e tecnologias e para as construtoras com experiência em habitação para estratos sociais mais baixos.

Terceiro exportador de petróleo para os EUA, a Colômbia um dos países mais ricos em recursos naturais da América do Sul. Além de petróleo, exporta carvão - tem as maiores reservas da América Latina -, café, cana-de-açúcar, ouro, esmeraldas (é o primeiro produtor mundial), produtos químicos, têxteis e couro.

Em termos de balança comercial, Portugal não tem ainda um relacionamento comercial consistente com qualquer um dos dois países que estão no itinerário desta missão empresarial da AEP: somos o 47.º cliente e o 53.º fornecedor do Peru, com quotas inferiores a 0,10% em qualquer dos casos, e o 32.º cliente da Colômbia, que é o 29.º fornecedor nacional.

Para qualquer informação adicional, poderá contactar:
AEP – Associação Empresarial de Portugal
Internacionalização e Promoção Externa
Miguel Matos
Mercados Internacionais
Telf: +351 22 998 17 84; Fax:+351 22 998 17 74