No âmbito do projecto INTEX, aprovado ao abrigo do Sistema de Incentivos à Qualificação e Internacionalização de PME, a AIDA ? Associação Industrial do Distrito de Aveiro, vai realizar uma Missão Empresarial a Marrocos, Casablanca, para o período de 10 a 14 de Novembro de 2014.
Esta Missão encontra-se integrada no Projecto Conjunto da AIDA, Projecto INTEX, aprovado ao abrigo do Sistema de Incentivos à Qualificação e Internacionalização de PME, pelo que beneficiará de co-financiamento no âmbito do mesmo. Em caso de aprovação, as empresas que reunirem os requisitos obrigatórios, de acordo com o expresso nas condições de participação, serão reembolsadas, até ao máximo de 45% das despesas elegíveis para PME?s.
A acção contará com o apoio logístico da Câmara de Comércio e Indústria Luso Marroquina, proporcionando-lhes durante o período de estadia reuniões bilaterais, previamente agendadas, de acordo com os interesses específicos de cada empresa.
Marrocos é um importante parceiro comercial de Portugal, destacando-se, nos últimos anos, o crescimento regular das exportações portuguesas de bens para este país. O número de empresas portuguesas presentes no mercado tem igualmente vindo a aumentar ? deverão ascender a cerca de 200 actualmente ?, assistindo-se a uma diversificação da sua área de negócios, inicialmente centrada na fileira da construção.
Marrocos distingue-se muito de uma grande maioria dos países africanos na medida em que tem uma economia muito aberta, um sector privado muito desenvolvido com excelentes quadros tanto em termos técnicos, como co¬merciais, assim como, um sector públi¬co bem estruturado, com politicas de desenvolvimento e crescimento objeti¬vas e bem definidas.
O aparecimento de uma classe média, com grande propensão para o consumo, em que mais de 10% da população actual possui um grande poder de compra, conjugado com o dinamismo económico de Casablanca, com a proximidade geográfica e a simpatia por Portugal e pelos produtos portugueses, garantem um quadro favorável para a expansão das exportações nacionais neste mercado emergente.
Com o objectivo de dar prioridade às empresas que desde já manifestem interesse em integrar esta delegação empresarial, a Ficha de inscrição bem como as condições de participação, solicitando desde já o seu preenchimento e envio para a AIDA.