Este evento é uma iniciativa a favor da capacidade de articular atores em prol de uma visão de desenvolvimento da indústria TICE a nível nacional numa pluralidade de perspetivas e contra a lamúria e o pessimismo.
Os ganhos sociais e económicos que a Tecnologias de Informação, Comunicação e Eletrónica (TICE) podem aportar a curto e a médio prazo são o tema que o Pólo de Competitividade e Tecnologia (TICE.PT), a Inova-Ria (Rede de Inovação de Aveiro), a BTEN (Business Talent Enterprise Network) e a AESE – Escola de Direcção e Negócios irão debater no próximo dia 26 de junho, das 9h30 às 18h30.
O evento realiza-se no edifício sede da AESE, em Lisboa.
O evento “As TICE num Futuro Desafiante” reúne um conjunto de dirigentes de empresas e especialistas em tecnologias de informação que, no horizonte de 2020, refletirão conjuntamente com o objetivo de estabelecer orientações para a tomada de decisão no referente aos investimentos e à inovação neste âmbito, por parte de empresários e gestores. Serão consideradas particularmente as áreas relacionadas com as Cidades, a Casa, as Fábricas, as Empresas e a Academia.
Para além das entidade envolvidas – promotores – e da qualidade dos coordenadores, a iniciativa contará, em cada um dos grupos, com a presença de alguns dos mais interessantes especialistas portugueses nestas áreas (empresa do futuro, fábrica do futuro, cidade do futuro, casa do futuro e academia do futuro), gestores das empresas, consultores, investigadores da área científica e tecnológica, como: Miguel Ferreira (Riverside), Pedro Gama (LeanDo), João Paulo Oliveira (Bosch), José Carlos Caldeira (Produtech), Sales Gomes (Brisa IT), Vitor Ferreira (Plataforma de Construção Sustentável), Basílio Simões(ISA), Alexandre Caldas, Manuel Laranja (ISEG), António Vidigal (EDP Inovação), José Carlos Gonçalves (Lógica). Poças Martins (Águas do Porto), Rui Grilo (Microsoft) e António Pires Santos (IBM), Luís Amaral (Univ. Minho), entre outros. As entidades organizadoras potenciam o trabalho de reflexão com relatores qualificados em cada grupo.
O encontro entre tecnólogos e utilizadores com níveis de responsabilidade altos permite estabelecer as prioridades de investimento em I&D e Inovação que os cenários evolutivos e as potencialidades das tecnologias emergentes fazem prospetivar.
O encontro, de carácter reservado, terminará com uma apresentação pública das conclusões em sessão aberta ao público (15:30h) que será encerrada pelo Secº de Estado do Empreendedorismo, Competitividade e Inovação, Carlos Oliveira.
Informações:
António Teixeira
Tel (+351) 234 384 218
Telem (+351) 96 658 07 98
ateixeira@inova-ria.pt
Cláudia Faria
Tel (+351) 21 722 15 55
Telem (+351) 93 789 26 63
claudiafaria@aese.pt