Inktex – Lipaco – Tintex - são as três empresas portuguesas que marcam presença na “Baltic Fashion & Textile Vilnius”, que se realiza de 16 a 18 de outubro, na capital da Lituânia. Esta participação portuguesa é promovida e organizada pela Associação Selectiva Moda, no âmbito do projecto de internacionalização From Portugal, com o apoio do Qren e Compete.
São três, as empresas portuguesas que marcam presença na Baltic Fashion & Textile Vilnius, que se realiza de 16 a 18 de outubro, na capital da Lituânia. Inktex – Lipaco – Tintex – são as empresas portuguesas que marcam presença neste certame e que levam até este mercado o que de melhor se faz na área dos fios, tinturaria, acabamentos e estamparia digital, made-in Portugal.
Pela primeira vez neste mercado, a Inktex viaja até à capital da Lituânia, onde irá apresentar o que de melhor faz em tinturaria e acabamentos, com especial destaque para as malhas como o lyocell, a seda, tencel, lá e as suas misturas. No que diz respeito aos estampados digitais, serão apresentadas propostas de design desenvolvidas pela Inktex aplicadas sobre malhas especiais, nomeadamente o jersey 100% seda. A escolha deste mercado prende-se sobretudo com as potencialidades deste mercado “sendo a Lituânia a mais populosa república báltica, com óptimos indicadores de desenvolvimento social e económico, será em breve um motor de desenvolvimento a ter em conta. É também um mercado, para o qual já fornecemos, mas por intermédio de terceiros, e com esta participação esperamos poder realizar novos contactos diretos”, revela António Barroso, administrador da empresa.
A Lipaco, é já uma presença habitual neste certame “este é um mercado tradicional para nós já há alguns anos e que nos permite trabalhar directamente alguns dos países vizinhos” refere Jorge Pereira, CEO da empresa. Para além das linhas de costura e dos poliésteres texturizados, estarão em destaque as poliamidas.
“Pretendemos dar continuidade ao nosso projecto de expansão nesta zona e a consolidação da nossa quota de mercado” acrescenta.
Estreante neste mercado, a Tintex leva até Vilnius produtos ecológicos, com acabamentos funcionais e brilhos. Para a empresa portuguesa este é um mercado bastante interessante. “Este mercado interessa pela proximidade de países como a Finlândia, Dinamarca, Suécia e Rússia. Estamos com muitas expectativas relativamente a esta feira, para compreender o mercado e encontrar agentes e clientes nórdicos”, explica Mário Jorge, general manager da empresa.
A "Baltic Fashion & Textile Vilnius" é considerada como um dos melhores pontos de encontro para os profissionais da moda e da indústria têxtil, sendo esta a sua 23ª edição. Possui uma localização geográfica bastante favorável, sendo uma porta de entrada para os mercados de países como: Rússia, Suécia, Dinamarca, Noruega, Finlândia, Bielorrússia, Polónia, Alemanha, Letónia e Estónia.
A participação das empresas Portuguesas na Baltic Fashion & Textile Vilnius, é uma iniciativa promovida pela Associação Selectiva Moda com o apoio de fundos comunitários (QREN - COMPETE), no âmbito do projeto From Portugal, faz parte de um conjunto de mais de 65 acções internacionais previstas para 2014, que abarcam toda a fileira têxtil e moda, espalhadas por quatro continentes – Europa, Ásia, África e América – num investimento total de 9 milhões de euros.