A presença de empresas portuguesas é cada vez mais significativa naquele que é um dos mais importantes pontos de encontro para os profissionais do setor do calçado. No certame denominado GDS, que se realiza na próxima semana, no de 14 a 16 de março, em Dusseldorf, na Alemanha, vão estar expostas 76 empresas lusas.
Este número representa um aumento de 17%, em relação a igual período do ano passado.
Na prática, e em termos estratégicos, o mercado alemão é considerado fundamental para as empresas portuguesas. Com efeito, a economia germânica, não obstante o abrandamento nos últimos meses, é o principal impulsionador da Zona Euro e é igualmente o mercado europeu onde as importações de calçado mais estão a crescer.
De acordo com a APICCAPS, a GDS "será determinante para uma nova abordagem do setor não só aos retalhistas alemães, como também aos mais de 15 mil visitantes estrangeiros que são esperados". Para os empresários da fileira, este certame "funciona como feira-plataforma que recebe importadores de sensivelmente 80 países distintos".
Espera-se que 30 mil visitantes e mais de 500 jornalistas internacionais visitem Dusseldorf, cidade que é considerada o centro da indústria da moda alemã, onde estão instaladas 400 agências de marketing e publicidade, 1300 showrooms e mais de 1400 negócios ligados ao comércio de moda.