As indústrias criativas são correntemente definidas como “as atividades que têm a sua origem na criatividade individual, habilidade e talento, com potencial de criação de emprego e riqueza, através da geração e exploração da propriedade intelectual” (conceito desenvolvido pelo Departamento da Cultura, Media e Desporto, Reino Unido).
Neste quadro, a Propriedade Intelect ual é claramente o instrumento por excelência de salvaguarda e valorização do ato criativo. No momento atual, em que os profissionais são confrontados com novos desafios, em face da globalização e das novas tecnologias de informação e comunicação, o dilema entre a proteção dos direitos individuais versus a liberdade de criação e concorrência afigura-se extremamente relevante na definição de uma estratégia competitiva.
Em resposta, a ADDICT e o seu Associado J. Pereira da Cruz, pensaram para 2013 um ciclo específico de Clubes ADDICT para tratar alguns destes desafios. Propoêm 4 sessões com enfoque sub-setorial num formato de “perguntas e respostas”, em horário pós-laboral a decorrer na Área Metropolitana do Porto.
O acesso é gratuito mas limitado a 20 pessoas e sujeito a inscrição prévia. As sessões serão animadas por especialistas, mas pretendem-se interativos e decorrerão com base nas questões e casos trazidos pelos participantes.
O calendário previsto é:
1- Design/Maio
2- Software educativo e de entretenimento/Julho
3- Audiovisual/Outubro
4- Música/Novembro
1ª Sessão do Ciclo Propriedade Intelectual
Como proteger o Design? Qual a mais valia?
- 23 de Maio 2013, 18h-20h, Fábrica Santo Thyrso
- Parceiros: ESAD Matosinhos e Fábrica Santo Thyrso/Câmara Municipal de Santo Tirso
- Formato da sessão: Perguntas & Respostas
- Convidados a responder às questões dos participantes: Alexandra Fonseca/ConsulArte – Assessoria Legal para as Artes; Mário Marques/J. Pereira da Cruz, S.A.
- Moderadora: Maria Gambina
Áreas potenciais a serem questionadas:
o Proteção do Design | O caso particular do Design de Moda
o Registo do Design (Desenhos e Modelos)
o Âmbito da Proteção: nacional, comunitária e internacional
o Proteção por via dos direitos de autor (obras de arte aplicadas, desenhos e modelos com caráter artístico)
o Outras formas de proteção: marcas; patentes (M oda); segredos Industriais e novos modelos de negócio
- Evento gratuito sujeito a inscrição
- Limite máximo: 20 pessoas por sessão
Inscrições: clube@addict.pt / 22 201 32 90