Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

Conferência | "Internacionalização no calçado - que mercados? Uma abordagem à Colômbia”

De 20.05.2014 a 20.05.2014
  • Qualificação|Internacionalização PME , Conferência , Colômbia

Para que o setor do calçado seja, cada vez mais, uma referência na cena competitiva internacional, importa pois preparar as empresas para abraçarem novos desafios e procurarem novos mercados.

Inscreva-se até 15 de maio para a Conferência que decorrerá no Hotel Intercontinental | Porto.

A indústria de calçado ocupa um lugar de relevo na economia portuguesa, designadamente na atividade exportadora. Com efeito, as exportações portuguesas de calçado ascendem a 1.700 milhões de euros, o que corresponde a cerca de 95% da produção global. O valor acrescentado nacional é significativamente elevado e o setor é responsável pelo maior saldo positivo da Balança Comercial Portuguesa – 1.200 milhões de euros.

Em resultado de um contínuo esforço de internacionalização, o sector português do calçado regista hoje uma posição de referência a nível mundial internacional apresentando-se com o segundo maior preço médio de exportação a nível mundial.

O setor emprega hoje, de forma direta, 40.000 pessoas e tem vindo a criar, nos últimos anos e de forma sustentada, novos postos de trabalho.

Para o desempenho muito positivo registado pelo setor contribuíram uma combinação de diversos fatores que passaram pelo dinamismo empresarial, as infraestruturas de apoio à indústria e as políticas públicas que atuaram, de modo concertado, nos 3 fatores nas 3 condicionantes mais relevantes para a manutenção e reforço da competitividade: a promoção comercial e o marketing, a qualificação dos recursos humanos e a inovação.

O bom desempenho do passado recente motiva-nos para promover novas ações no futuro. No novo plano estratégico, Footure 2020, a APICCAPS assume como objetivo, até ao final da década, estabelecer o setor como uma referência fundamental da indústria a nível mundial. Este processo de afirmação deve assentar na sofisticação e na criatividade da oferta portuguesa, para lhe permitir continuar a apostar em segmentos de mercado em que a escolha se baseia em fatores imateriais inimitáveis do que no preço.

Para que o setor seja, cada vez mais, uma referência na cena competitiva internacional, importa pois preparar as empresas para abraçarem novos desafios e procurarem novos mercados.

É neste contexto que o convidamos para participar na conferência "Internacionalização no calçado - que mercados? Uma abordagem à Colômbia”, a realizar no próximo dia 20 de Maio, no Hotel Intercontinental, no Porto.

Confirmação de presença até à próxima a 5ª feira, dia 15 de Maio para o seguinte endereço de email: claudiapinto@mail.apiccaps.pt