É tempo de sair de Portugal. Não de abandonar Portugal, mas sim de levar Portugal além-fronteiras. Não de deixar o país, emigrar, mas de abandonar a zona de conforto e de arriscar no mercado externo.
Exportar é crescer, alargar Portugal, ser maior e chegar mais longe. O êxito dos negócios, dos produtos e dos talentos "made in Portugal" depende disso. Sair da casca, e sair do sofá, é a saída para a crise nacional.
Juntos, podemos sair em grande. Porque Portugal tem saída.
Dias 15 e 16 de Abril vamos falar disto.
EXIT TALKS. Conversas sobre Exportação.
Quer o contentor leve uma ideia, um produto ou um talento, o objetivo é que chegue a bom porto. O que queremos é encontrar uma saída. O que desejamos é mudar o país, não mudar de país.
EXIT TALKS.
Portugal tem saída.
Mensagem da Comissária do Congresso
Com um Produto Interno Bruto a decrescer há quatro anos consecutivos e uma trajectória de divergência consistente em relação aos indicadores Europeus, Portugal vê-se precipitado numa fortíssima dinâmica de ajustamento que seca o investimento público e a procura interna e estagna o investimento privado nacional e estrangeiro.
Os ganhos de competitividade num conjunto de sectores industriais tradicionais e a inovação e o conhecimento que, ao longo das últimas três décadas, foram sedimentando novos produtos, processos e mercados, permitiram um crescimento das nossas exportações, o vital e único motor da nossa actual sobrevivência económica.
Se atentarmos à realidade económica e financeira do nosso País até à adesão da então Comunidade Económica Europeia, em 1986, só poderemos concluir pelos notáveis progressos desde aí realizados e pela maturidade progressivamente consolidada dos nossos empresários e processos de internacionalização.
Só assim será possível compreender que em finais de 2011 (já em plena crise Europeia e internacional) Portugal tenha atingido um volume record de exportações – 61 687 milhões de Euros – o que corresponde a uma taxa de crescimento de 13,3% a que se junta uma trajectória de diversificação.
Já em 2013 voltamos a registar dados animadores com uma subida expressiva das nossas exportações que marcaram pontos nos mercados extracomunitários e comunitários.
É pois, da maior importância, perceber em profundidade os principais parâmetros que enquadram esta dimensão das nossas empresas e da rede de conhecimento para, através de adequadas políticas públicas, qualificar a sua natureza e acelerar os seus efeitos. A Universidade de Aveiro vem trazer este tema ao debate nacional, num convite à troca de ideias consistente, objectiva e positiva.
Irá, assim, realizar nos próximos dias 15 e 16 de Abril na Universidade de Aveiro, o Congresso "Exit Talks – Crescer , Exportar e Desenvolver" cujo Programa encontrará detalhado neste site.
Convidamo-lo a participar nesta discussão produtiva sobre o que de melhor se faz em Portugal e ainda e tirar dúvidas e/ou conhecer todos os mecanismos de apoio à abertura da sua empresa aos mercados externos, com a ajuda do nosso parceiro AICEP.
Até lá!