Apostados em identificar novos mercados e oportunidades de negócio, com o objetivo claro de apoiar as empresas no seu processo de diversificação de mercados e conquista de quotas internacionais, a AEP - Associação Empresarial de Portugal, com o apoio do QREN - Quadro de Referência Estratégico Nacional, Sistema de Incentivos à Qualificação e Internacionalização de PME, na tipologia Projeto Conjunto, Programa Compete 2010/2012 – Programa Operacional Fatores de Competitividade, encontra-se a promover uma participação nacional na Feira SAUDI BUILD & STONE TECH 2012, que terá lugar em Riyadh – Arábia Saudita, entre os dias 11 e 14 de Novembro.
A feira SAUDI BUILD & STONE TECH2012 - 24ª edição - constitui o maior certame que se realiza no território saudita para a Fileira da Construção, Materiais de Construção, Pedras e Rochas ornamentais, Tecnologias e Ambiente. Com uma elevada taxa de crescimento nas edições anteriores, contou em 2011 com mais de 785 expositores provenientes de 37 países, e com mais de 22.980 visitantes profissionais.
À semelhança de outros países do Golfo, também a Arábia Saudita se encontra num processo de desenvolvimento da sua economia. Para além da exploração de recursos energéticos, a construção tem acompanhado o aumento da população e evidencia taxas de crescimento elevadas. São vários os projetos públicos e privados na ordem dos biliões de dólares em curso para dar resposta a exigência de infraestruturas (estradas, residências, hospitais, escolas, rede de fornecimento de água e eletricidade, etc.) Atualmente estão em curso mais de 720 projetos com um orçamento global superior a $400 mil milhões de dólares que transversalmente abrangem vários sectores económicos.
Com uma localização estratégica, a Arábia Saudita encontra-se a promover as denominadas “Cidades Económicas” que têm como principal objetivo alavancar o crescimento através de um ambicioso plano de investimentos em sectores chave da economia, providenciando um conjunto oportunidades de negócio e serviços especializados a potenciais investidores.