A Universidade do Minho, através da sua interface TecMinho, levará a cabo, dia 11 de julho, o FIBRENAMICS INTERNATIONAL WORKSHOP – LIGHTWEIGHT CONSTRUCTION: INNOVATION AND SUSTAINABILITY. Este evento, enquadrado nas atividades do projeto FIBRENAMICS - O Novo Mundo dos Materiais à Base de Fibras, visa criar conhecimentos na área da Construção Leve incluindo projeto, construção e materiais, respondendo a uma lacuna de mercado nacional.
No mesmo palco, juntam-se representantes de empresas e instituições internacionais de elevada reputação neste domínio provenientes de Itália, Bélgica, Reino Unido, Espanha, França entre outros países
O FIBRENAMICS INTERNATIONAL WORKSHOP – Lightweight Construction: Innovation and Sustainability conta com a apresentação de diversos projetos inovadores onde as fibras permitem dar a resposta a novos paradigmas na construção leve.
Participam especialistas da Anhalt University of Applied Sciences - Alemanha, University of Brussels – Belgium, Universidade do Minho – Portugal e Technical University of Madrid – Espanha. Para além disso, as empresas Serge Ferrari - França, TSI – Architecture & Engineering – Itália e Vector Foiltec – Reino Unido, partilham igualmente a sua experiência na construção utilizando membranas arquitectónicas. Desta forma, serão cobertas todas as fases da Construção Leve, desde do projeto até ao processo construtivo, passando igualmente pelos materiais avançados.
O evento contará com a moderação de Raul Fangueiro, coordenador do projeto FIBRENAMICS e professor na Universidade do Minho. Este workshop assume-se como o ponto de encontro entre empresas, centros de investigação e tecnológicos, alunos, investigadores e escolas, na partilha de conhecimento. O evento é de caráter gratuito carecendo, apenas, de inscrição obrigatória para fibrenamics@fibrenamics.com.
O projeto Fibrenamics é uma iniciativa apoiada pelo FEDER e Fundos Nacionais, inserido no Programa Operacional Factores de Competitividade (COMPETE), sob orientação do organismo Ciência Viva.