Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

IADE promove encontro com curador do Victoria & Albert Museum

De 20.03.2015 a 20.03.2015
  • Seminário

Gregory Votolato, lecturer e curador no Victoria & Albert Museum – um dos mais reputados museus de arte e design do mundo – está em Portugal e será o protagonista de uma palestra sobre “Transport Design”, que vai decorrer no Auditório do CIUL- Centro de Informação Urbana (Picoas Plaza), e que será seguida de um debate com os participantes.

Durante uma hora, Gregory Votolato explica como o design sustentável dos meios de transporte é determinante nas experiências de viagem.

Gregory Votolato, lecturer e curador no Victoria & Albert Museum – um dos mais reputados museus de arte e design do mundo –, professor convidado da Universidade de Oxford e professor no Royal College of Art, está em Portugal a partir de quinta-feira a convite do IADE – Creative University. No dia 20 de março, sexta-feira, às 19h00, será o protagonista de uma palestra sobre “Transport Design”, que vai decorrer com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa no Auditório do CIUL- Centro de Informação Urbana (Picoas Plaza), e que será seguida de um debate com os participantes.

Especialista na área do design dos transportes, Gregory Votolato é autor de várias publicações e artigos sobre esta temática e defende a necessidade do design sustentável aplicado aos vários tipos de veículos. Gregory Votolato acredita que a experiência de viajar está muito assente em proporcionar conforto ao viajante, mas que as pressões do comércio global, as novas tecnologias, e as ameaças ambientais exigem uma reavaliação de como e porque viajamos.

A palestra promovida pelo IADE, e organizada por Maria Helena Souto, investigadora na Unidade de Investigação em Design e Comunicação do instituto universitário, está inserida no projeto “Design em Portugal (1960-1974): acções, intervenientes e repercussões do Núcleo de Arte e Arquitectura Industrial e do Núcleo de Design Industrial do Instituto Nacional de Investigação Industrial”, financiado pela FCT e cofinanciado pelo COMPETE.

O projeto, que estará concluído este ano, tem como objetivo estudar de forma sistemática e multidisciplinar os principais intervenientes e ações desenvolvidas entre 1960 e 1974 pelos Núcleos de Arte e Arquitectura Industrial e de Design Industrial e qual a sua importância para a afirmação do Design em Portugal. A entrada na palestra de Gregory Votolato é gratuita. As inscrições ainda estão abertas e podem ser feitas através do site: www.eventbrite.pt.


Gregory Votolato integra júri de projeto internacional

Gregory Votolato integra o júri do concurso internacional que selecionará a melhor proposta para a imagem do projeto Women’s Creativy Since the Modern Movement (MoMoWo), cujo objetivo é o de partilhar as conquistas das mulheres arquitetas e designers, no seio da comunidade europeia, sem disparidade, e através da implementação da cultura do trabalho.

Tendo como parceiros Itália, Portugal, França, Espanha, Holanda e Eslovénia, o MoMoWo – projeto Europeu de Cooperação de Larga Escala cofinanciado pelo Creative Europe Programme within the Culture sub-programme – promove a herança cultural europeia criada pelas mulheres em áreas do design. Maria Helena Souto, professora associada do IADE-U é a Responsável Científica e Project Manager pelo IADE, o parceiro nacional do projecto.


Perfil de Gregory Votolato


Gregory Votolato estudou História de Arte na Universidade de Boston e, mais tarde, Arquitetura na Rhode Island School of Design. No Pratt Institute obteve o mestrado em Escultura e fez o doutoramento em História do Design, na Universidade de Teeside, em Inglaterra. Em 2001, foi curador de uma exposição itinerante de larga escala chamada “Making Buildings”, promovida pelo British Crafts Council. Atualmente, Votolato trabalha como diretor do curso “Art & Design 1900-2013”, um programa de palestras anual no Victoria & Albert Museum; como tutor para o MA Vehicle Design, no Royal College of Art; e como orador convidado do MSt in the History of Design, no Kellogg College, Oxford University. Conta com  três livros publicados: “American Design in the Twentieth Century” (1998), “Transport Design, a Travel History” (2007) e “Ship (Objekt)” (2011).

O IADE foi fundado, em Lisboa, em 1969, tendo sido pioneiro do ensino do design em Portugal. É, atualmente, a instituição que mais alunos forma nesta área, com uma taxa de empregabilidade de 97 por cento. Em 2012, o Conselho de Ministros reconheceu o seu interesse público e concedeu ao IADE o estatuto de Instituto Universitário, título que permitiu a criação de um moderno programa de Doutoramento em Design, com especial enfoque na criatividade e internacionalização. O IADE confere graus acade´micos para todos os ciclos de estudo do ensino superior, bem como CET's – Cursos de Especialização Tecnológica e Pós-Graduações, em a´reas de formac¸a~o relacionadas com Design, Artes e Comunicac¸a~o, Marketing, Publicidade e Fotografia. O instituto académico faz parte da rede Talent que concentra a maioria da sua oferta formativa na área das indústrias criativas.

Fonte: rh Turismo