O objectivo principal das Heritage Talks é facultar a oportunidade de avaliação dos projectos por parte de um painel de comentadores, constituído por profissionais representantes das áreas da cultura, do turismo e da economia/empreendedorismo.
Adicionalmente, as Heritage Talks são também uma oportunidade de divulgação dos projectos ao público generalista, bem como a potenciais investidores que possam estar presentes.
Destinatários
As Heritage Talks destinam-se a individuais, empresas, estudantes ou profissionais que queiram apresentar ideias ou projectos, a desenvolver ou já em desenvolvimento , directa ou indirectamente ligados à área do património cultural.
Heritage Talks – Apresentações de Projectos
Com o apoio da ADDICT
Plataforma das Artes e da Criatividade, Guimarães
10 e 11 de Outubro | 14h30 - 18h30
As Heritage Talks, a decorrer no âmbito da Feira patrimonio.pt Millennium bcp com o apoio da ADDICT, destinam-se a individuais ou empresas – jovens universitários ou profissionais – que queiram apresentar ideias ou projectos, a desenvolver ou em fase de desenvolvimento, directa ou indirectamente ligados à área do património cultural.
O objectivo primeiro das Heritage Talks é facultar a oportunidade de avaliação dos projectos por parte de um painel de comentadores, constituído por profissionais representantes das áreas da cultura, do turismo e do empreendedorismo. Adicionalmente, as Heritage Talks são também uma oportunidade de divulgação dos projectos ao público e a potenciais investidores presentes.
Cada apresentação tem a duração máxima de 20 mins, incidindo sobre o foco do projecto, objectivos qualitativos e quantitativos e necessidades de desenvolvimento, sendo posteriormente comentada pelo painel de comentadores durante 10mins, em debate aberto.
As inscrições estão abertas até indicação contrária e será seleccionado um máximo de 14 candidaturas consideradas pertinentes e relevantes. A participação nas Heritage Talks tem um custo de 100,00€ (IVA incluído), pagos após a selecção dos candidatos, confirmando a sua participação.
O evento terá lugar na Plataforma das Artes e da Criatividade, em sala equipada para apresentações (imagem e som), com capacidade para cerca de 70 pessoas, nos dias 10 e 11 de Outubro de 2014, entre as 14h30 e as 18h30.
A ADDICT – que se constitui como plataforma contributiva do desenvolvimento do empreendedorismo e da economia criativa, através do conhecimento, informação, promoção e coordenação do sector das Indústrias Criativas – é parceiro estratégico nesta componente da Feira do Património, apoiando na divulgação dos projectos a serem apresentados, dentro de uma extensa lista de contactos e associados da mesma.
A Feira patrimonio.pt Millennium bcp
A Feira patrimonio.pt Millennium bcp é um evento pioneiro que pretende promover o sector do Património Cultural enquanto bem que cria valor económico e social, sendo factor de atracção turística, gerador de receitas e fomentador do emprego. Esta iniciativa decorre directamente da plataforma online de informação com edição de conteúdos audiovisuais e escritos próprios sobre Património Cultural, a patrimonio.pt. A Feira é um encontro de profissionais do meio, alargado a outros agentes económicos dos sectores da Economia e do Turismo, numa sinergia potenciadora de novos negócios e fortalecimento de um mercado com grande potencial de desenvolvimento.
Adicionalmente, a Feira do Património é também um evento para todos que pretende demonstrar como o Património Cultural pode ter um lado lúdico e pedagógico valioso. Apresenta, desta forma, uma programação paralela de eventos culturais para o público generalista com gastronomia, vinhos, música, ateliers, demonstrações de técnicas tradicionais ao vivo, animação pedagógica, conferências e debates.
A Feira aposta numa apresentação contemporânea e mediática e defende uma larga abrangência do conceito de património: edificado, móvel, imaterial e natural.
Edição 2014 – Comunicar Património
O tema da segunda edição da Feira patrimonio.pt Millennium bcp, Comunicar Património, parte da premissa de que o património só existe na medida em que existem pessoas disponíveis para experimentá-lo / consumi-lo / visitá-lo: como tal, a comunicação estabelecida entre o recurso e o seu utilizador é a questão-chave para entender que pressupostos estão por detrás de uma maior dinâmica de visitação e consumo de património.
Seguindo o figurino da edição anterior, a Feira do Património 2014 contará igualmente com a realização de um Seminário Internacional sob o tema da Feira. Pretende-se, desta forma, conhecer experiências internacionais e nacionais no âmbito da comunicação em património, mas também perceber a visão de quem é de fora – de profissionais da comunicação e área afins ou dos ditos participantes/visitantes com quem pretendemos sempre estabelecer contacto.