Os desperdícios de tecidos ganharam nova vida nos teares manuais da Vianatece (hall 2, stand F85), que dos restos de camisolas e outras peças de vestuário cria verdadeiras obras de arte feitas à mão, com o tartufo – tapetes e mantas tecidos de forma artesanal – a evidenciar texturas e cores capazes de alegrar qualquer ambiente. «O destaque em termos de produto continua a ser o tartufo, numa paleta de cores alargada ao coral, rosa e azul royal – atualmente já são 30 tonalidades», revela Sérgio Peixoto, diretor da Vianatece. A empresa, que exporta para todo o mundo, da Europa ao Japão, apresenta ainda a linha trança, cuja mais recente novidade é a alcofa de bebé.
Na Home Concept (hall 2, stand E73), a nova coleção privilegia os jacquards, os cetins com brilho e os linhos para criar uma cama que reflete a própria alma. «Movidos pela paixão de apresentar em cada momento soluções únicas, especiais e diferentes, mas práticas, fáceis de usar e perfeitas para todas as casas, a Home Concept desenvolveu uma coleção de linhas extraordinariamente simples e minimais, mas muito luxuosas e atrativas», explica Ricardo Lemos, administrador da António de Almeida & Filhos, a empresa que detém a marca Home Concept. Os tons branco, cinzento, azul e verde lima pintam um ambiente calmo e aprazível.
Já na Têxteis Íris (hall 2, stand H102|101), o lema é «puro linho». A empresa produtora de têxteis-lar em linho, do quarto à casa de banho, incluindo as cortinas, reforça a aposta nas toalhas de mesa em linho adamascado, um dos seus best-sellers. «Resgatámos do passado as genuínas técnicas do linho adamascado, atribuindo-lhe leveza e suavidade intemporais, com desenhos irresistíveis, culminando numa harmoniosa gama de toalhas de mesa, individuais e centros de mesa, que naturalmente despertam sensações de outros tempos», afirma David Sousa, administrador da Têxteis Íris.
A participação das empresas portuguesas na Maison & Objet é uma iniciativa promovida pela Associação Selectiva Moda com o apoio do COMPETE, no âmbito do projeto From Portugal. Este projeto engloba um conjunto de mais de 60 ações internacionais para 2013, que abarcam o sector têxtil e da moda, espalhadas por quatro continentes: Europa, Ásia, África e América.
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