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MILANO ÚNICA - 2.ª Edição

De 11.09.2012 a 13.09.2012
  • Qualificação à PME
  • Feira , Itália

País do têxtil e da moda, a Itália rendeu-se ao design e à qualidade dos tecidos “made in Portugal”. Nesta edição são 7 as empresas portuguesas participantes.

A Milano Unica é uma feira especializada na área dos tecidos, tendo reconhecimento internacional.

Os tecidos da Arco Têxteis, Lemar, Paulo de Oliveira, Penteadora, Riopele, Somelos Tecidos e Tessimax cruzam as teias e as tramas da inovação e da sofisticação nas coleções para o outono/inverno 2013-2014 exibidas na Milano Unica, de 11 a 13 de setembro.

País do têxtil e da moda, a Itália rendeu-se também, no entanto, ao design e à qualidade dos tecidos “made in Portugal”. Os nomes transalpinos que se aprovisionam nas empresas lusas são muitos e ecléticos: Giorgio Armani não dispensa os tecidos “Çeramica” da Riopele e a United Colors of Benetton vai sempre a banhos com as riscas multicolores da Lemar, por exemplo. A Itália é inclusive o primeiro mercado de exportação para algumas das empresas desta delegação portuguesa na Milano Unica, nomeadamente da Somelos Tecidos e da própria Lemar. E as novas propostas anunciadas para o outono/inverno 2013-2014 prometem estreitar relações com velhos clientes e conquistar muitos outros na “Bota” de ouro têxtil.

Uma moda mais casual mas nem por isso menos tecnologicamente revolucionária é o que prescrevem as empresas lusas contras as baixas temperaturas da estação fria do próximo ano. A Arco Têxteis, por exemplo, trabalhou materiais macios e quentes para os seus novos tecidos camiseiros, pautados ainda por acabamentos e padrões inovadores. Os acabamentos especiais, de resto, estiveram na linha de mira dos tecidos portugueses presentes nesta edição da Milano Unica: a Paulo de Oliveira desenvolveu novos acabamentos para os seus tecidos de lã e misturas enquanto a Lemar privilegiou a funcionalidade dos acabamentos, sem descuidar a vertente moda. «Desenvolvemos um conceito multifunção, com produtos fáceis de usar e de tratar», revela Manuela Araújo, CEO da Lemar, que também apresenta «uma pré coleção de banho para o verão 2014» no salão de tecidos italiano. Já a Penteadora propõe uma grande variedade em termos tecidos para casacos e calças, uma vez que o mercado está a pedir «formas de vestir menos formais», indica Paolo Zantonelli, diretor comercial da empresa pertencente ao grupo Paulo de Oliveira, a par da Tessimax. Na oferta da especialista em lanifícios destacam ainda novas flanelas em lã e tecidos cardados em diferentes misturas de lã, que podem ser transformados em casacos e sobretudos sem forro. «A Milano Unica permite consolidar a posição da Penteadora no mercado europeu», afirma o diretor comercial da Penteadora. «No geral, 2012 tem sido difícil até agora, mas conseguimos manter os volumes e a quota de mercado de 2011 – o que é, para nós, um resultado muito positivo. Por isso, gostaríamos de manter esta condição também no futuro, tentando aumentar, em particular, os esforços no negócio corporativo para compensar a instabilidade da área de moda», explica.

As exportações da Indústria Têxtil e de Vestuário portuguesa para Itália aumentaram 97,5% nos primeiros seis meses de 2012, superando os 587 milhões de euros (dados ATP). Embora Portugal forneça a Itália sobretudo vestuário em malha e tecido (que, em conjunto, representam quase 65% das exportações), os produtores portugueses de tecidos e malhas têm uma forte reputação junto das grandes marcas italianas. Prova disso é o aumento de 112,2% nas exportações de tecidos especiais registado no período de janeiro a julho deste ano, assim como as exportações de tecidos de algodão, que superaram os 5,6 milhões de euros nos primeiros seis meses do ano.

Estas sete empresas portuguesas participam na Milano Unica com o apoio da Associação Selectiva Moda, no âmbito do projeto From Portugal financiado por fundos comunitários (QREN). Esta feira de tecidos é uma das 68 ações internacionais em 25 mercados distintos previstas para o corrente ano, que inclui ainda no segundo semestre a Première Vision em França, a Textillegprom na Rússia, a Jitac no Japão e a Intertextile Shanghai Apparel Fabrics na China, num investimento total de 8,85 milhões de euros em 2012.

Saiba mais em: http://www.selectivamoda.com/