“Estudos feitos permitem afirmar que a economia das feiras continuou a crescer nos últimos anos, mesmo em fases de recessão, enquanto, comparativamente, outros meios de comunicação como a publicidade, relações públicas e mailings apresentaram quebras consideráveis. (…) O contacto pessoal prepondera neste contexto, reservando-se o recurso a novas tecnologias sobretudo para melhorar a avaliação da eficácia da participação em feiras e para gerir os contactos provenientes dessa participação, potenciando o follow-up das feiras.”
Entre os instrumentos de que as PME dispõem para promoverem adequadamente nos mercados os seus bens e serviços, as Feiras especializadas Internacionais não só continuam a manter a sua posição de liderança mundial, como permitem transmitir, com eficácia, uma visão abrangente da oferta actual nos diversos sectores, servindo ainda para identificar necessidades estratégicas, bem como nichos de mercado e oportunidades de negócio com fortes probabilidades de sucesso.
Por outro lado, as Feiras Internacionais (em maior ou menor grau de especialização) desempenham um papel fundamental não só como montras da qualidade, concepção e preço, como sobretudo permitem um contacto pessoal com potenciais clientes. Estas têm ainda a vantagem de facilitar análises mais exactas para determinar o potencial do mercado, a capacidade da concorrência, os canais mais eficientes e a logística necessária, entre outros aspectos relevantes da actividade comunicacional e promocional das empresas.
É neste quadro, que a AICEP vai organizar uma sessão subordinada ao tema “Feiras Internacionais: Para uma Participação com Eficácia”, que decorrerá no Porto (Grande Auditório da Porto Business School), no dia 19 (tarde) de Dezembro.
As empresas interessadas poderão inscrever-se on-line até às 17h00 do próximo dia 17 de Dezembro, através do preenchimento da respectiva Ficha de Inscrição Clique Aqui, disponível no site da AICEP – www.portugalglobal.pt
Por outro lado, as Feiras Internacionais (em maior ou menor grau de especialização) desempenham um papel fundamental não só como montras da qualidade, concepção e preço, como sobretudo permitem um contacto pessoal com potenciais clientes. Estas têm ainda a vantagem de facilitar análises mais exactas para determinar o potencial do mercado, a capacidade da concorrência, os canais mais eficientes e a logística necessária, entre outros aspectos relevantes da actividade comunicacional e promocional das empresas.
É neste quadro, que a AICEP vai organizar uma sessão subordinada ao tema “Feiras Internacionais: Para uma Participação com Eficácia”, que decorrerá no Porto (Grande Auditório da Porto Business School), no dia 19 (tarde) de Dezembro.
As empresas interessadas poderão inscrever-se on-line até às 17h00 do próximo dia 17 de Dezembro, através do preenchimento da respectiva Ficha de Inscrição.
Local:
Porto ¦ Grande Auditório da PBS – Porto Business School,
Rua dos Salazares, 842
__________________________________________________________________________________________________
Programa
14:30 Recepção de Participantes
14:45 Sessão de Abertura
Prof. Nuno de Sousa Pereira, Director da PBS – Porto Business School
Dr. Manuel Brandão, Administrador Executivo da AICEP
15:00 “O papel da AICEP nas Feiras Internacionais”
Eng. Manuel António Gaeiras, Director da Direcção de Promoção e Gestão de Eventos da AICEP
15:20 “10 Mandamentos para Obter Sucesso em uma Feira”
Eng. António Manuel Brito, Consultor Internacional em Gestão e Marketing de Feiras e Eventos,
NewEvents Global
15:40 …“Feiras no Contexto de Globalização”
Dr. ª Cristina Motta, Directora da Representação da Messe Frankfurt em Portugal
16:00 Pausa para café
16:15 Debate moderado pela Professora Doutora Ana Teresa Lehmann, Coordenadora da área de International Business na Porto Business School, com a participação das seguintes entidades convidadas, sob o tema “A Importância da Participação das Empresas em Feiras e Exposições Internacionais”
• PortugalFoods, Eng.ª Ondina Afonso, Directora Executiva
• RESUL, SA, Dr. David Luís, Coordenador de Marketing
• APICCAPS – Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes, Artigos de Pele e seus Sucedâneos, Dr. Pedro Silva, Director Comercial
• MUNNA Design – Designer Paula Sousa, Administradora
17:30 Conclusões e Encerramento