O financiamento de projetos inovadores do ligados ao Mar é o tema da conferência que a Universidade de Aveiro (UA) promove, dia 25 de maio, às 10h00, na Sala da Atos Académicos da Reitoria.
Representantes dos principais agentes ligados ao setor vão debater os instrumentos de financiamento, o Cluster Português do Mar e projetos inovadores. O secretário de Estado do Mar marcará presença no evento.
Um dos objetivos desta conferência é dar a conhecer vários instrumentos de financiamento, públicos e privados, destinados ao financiamento de projetos de investigação aplicados à economia do mar. Pretende-se ainda criar um espaço de intercâmbio de experiências, networking e estabelecimento de parcerias para projetos entre investigadores e empresários relacionados com a economia do mar.
A conferência constitui uma oportunidade rara para debater assuntos de máximo interesse dos agentes ligados à investigação e às empresas deste setor. O programa inclui a participação de organismos sob tutela pública na área do mar.
A eurodeputada Profª Maria do Céu Patrão Neves abordará o novo Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas, um instrumento fundamental para o financiamento de projetos do mar para o período 2014-2020.
Haverá ainda apresentações do 7ºPQ, do Arco Atlântico, do Cluster do Mar e do Instituto Português do Mar e da Atmosfera. Do lado dos privados, teremos a intervenção do Dr. João Paulo Alpendre, CFO da Espírito Santo Ventures, empresa de capital de risco.
A conferência encerra após a intervenção da nova gestora do PROMAR, Dra. Teresa Rafael, pelas 17h00, e com o secretário de Estado do Mar, Prof. Manuel Pinto de Abreu.
De tarde, haverá ainda um momento de «networking», onde serão apresentadas aos participantes das empresas várias competências de investigação da UA aplicadas à economia do mar.