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PLANO ESTRATÉGICO TÊXTIL 2020 | Apresentação pública

De 10.12.2014 a 10.12.2014
  • Feira

O “Plano Estratégico Têxtil 2020”, realizado pela ATP - Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, será apresentado no próximo dia 10 de dezembro, às 15h, no Citeve, em Vila Nova de Famalicão.

 

A apresentação pública conta com a intervenção de Paulo Vaz, diretor-geral da associação, que irá abordar os fundamentos, eixos estratégicos e recomendações para a Indústria Têxtil e Vestuário nos próximos anos. «Estamos perante um sector mais pequeno e depurado, mas também mais ágil, mais competitivo, que produz artigos com maior valor acrescentado e que tem ganhos de produtividade evidentes», explica, em antevisão, Paulo Vaz. Com base neste pressuposto foram desenvolvidos sete eixos estratégicos e recomendações para a administração pública, para os centros de competências de apoio ao sector e para as próprias empresas, que serão agora divulgados.

Segue-se a intervenção de Daniel Agis, um dos mais importantes especialistas em marketing têxtil e moda europeu, que irá revelar as 20 principais tendências que irão influenciar o negócio do sector nos próximos anos, da influência da globalização à aplicação de conceitos como sustentabilidade e customização e as mudanças no retalho.

Com uma carreira de dirigente e consultor no desenvolvimento e implementação de projetos de criação, crescimento e marketing de marca para empresas europeias e da América Latina, Daniel Agis é ainda autor de estudos de mercado e centenas de artigos para diferentes meios de comunicação social. Em 2012, produziu para a ATP o estudo “Retail 3.0” sobre o retalho de moda, físico e virtual, que é já considerado um dos trabalhos de referência a nível internacional.

A Indústria Têxtil e Vestuário é um dos sectores mais importantes na economia nacional, representando atualmente 10% das exportações e 20% do emprego na indústria transformadora. Entre janeiro e setembro de 2014, registou um aumento de 9,3% das exportações, para um total de 3,47 mil milhões de euros, e no final do ano deverá ultrapassar os 4,5 mil milhões de euros em vendas ao exterior.

Criada em 2003, a ATP - Associação Têxtil e Vestuário de Portugal é a maior organização representativa do sector têxtil e vestuário português e uma das mais importantes em termos europeus, agrupando 512 empresas que asseguram cerca de 35 mil postos de trabalho e quase 3 mil milhões de euros de faturação. A apresentação pública do Plano Estratégico Têxtil 2020 é uma das iniciativas integradas no projeto da associação que conta com o apoio do QREN e o financiamento UE/FEDER, através do Compete - Programa Operacional Factores de Competitividade.

 

PROGRAMA

15h00 – Apresentação do Plano Estratégico “Cluster Têxtil 2020”, Paulo Vaz (Diretor-Geral da ATP)

15H40 – Plano Estratégico: 19 Tendências + 1 Não Tendência, Daniel Agis

16H30 – Encerramento

 

Para qualquer informação adicional, por favor, contactar:
CENIT –
assessoria.cenit@gmail.com ou 252 30 20 20