Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

Seminário | Competitividade e desenvolvimento sustentável

De 07.03.2014 a 07.03.2014
  • Compete
  • Conferência

AEP vai aprofundar o trabalho que tem realizado na área da sustentabilidade. Nesta iniciativa serão apresentados quatro projetos que vão ao encontro das necessidades do tecido industrial e da economia do país, visando a eficiência energética e hídrica, a eco-inovação e a internacionalização dos setores do ambiente e energia.

AEP vai aprofundar o trabalho que tem realizado na área da sustentabilidade. A 7 de março, apresenta quatro projetos que vão de encontro às necessidades do tecido industrial e da economia do país, visando a eficiência energética e hídrica, a eco-inovação e a internacionalização dos setores do ambiente e energia. 

A AEP - Associação Empresarial de Portugal pretende continuar a ser um agregador para a sustentabilidade. Este ano e no primeiro semestre de 2015, terá em execução quatro projetos que têm como denominador comum os desafios e as oportunidades da economia verde. Dois deles estão focados na utilização racional da água e da energia, um visa a promoção transversal da cultura da eco-inovação e o outro abrirá as portas da internacionalização aos operadores nacionais do sector de ambiente e energia.

Dirigidos, em particular, às empresas das regiões Norte, Centro e Alentejo, estes novos projetos serão publicamente apresentados num seminário que no próximo dia 7 de março, à tarde, terá lugar no auditório do edifício de serviços da associação, em Leça da Palmeira, Matosinhos. Da apresentação propriamente dita se encarregará Maria da Saúde Inácio, do Gabinete de Projetos Especiais da AEP. Tema do encontro: “Competitividade e desenvolvimento sustentável”.

Programa

14:30 | Abertura
Jorge Moreira da Silva - Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia
José António Barros - Presidente da AEP

15:30 | I Painel: “Desenvolvimento sustentável e eficiência de recursos”
Keynote speaker - Carlos Borrego, professor catedrático da Universidade de Aveiro e antigo ministro do Ambiente

16:45 | II Painel:  “Competitividade e internacionalização”
Testemunho do empresário Francisco Quintela, da Eco-Oil, empresa portuguesa especializada no tratamento e recuperação de resíduos oleosos com negócios no Brasil.

Em representação do programa Compete, que assegura o co-financiamento dos quatro projetos, ao abrigo do QREN, falará Piedade Valente, ‎vogal da respetiva Comissão Diretiva, que se referirá aos “Apoios às empresas: perspetivas para o novo quadro comunitário”.

A terminar o seminário, usará da palavra o vice-presidente da AEP, Paulo Nunes de Almeida.

Os sinais de recuperação que a economia nacional vem evidenciando e as metas nacionais e europeias para 2020 em matéria de ambiente conferem à competitividade das empresas portuguesas uma acuidade acrescida. Com estes quatro projetos, a AEP quer tornar mais compatíveis o nosso tecido empresarial e a cultura da sustentabilidade. Só assim Portugal terá uma indústria mais amiga do ambiente, eficiente nos processos, racional na utilização de recursos fundamentais como a energia e a água, capaz de colocar no mercado produtos ecológicos e inovadores e com níveis de produtividade que lhe permitam competir com os melhores. É o que hoje acontece, por exemplo, com centenas de empresas lusas que operam nos sectores do ambiente e energia, cujo processo de internacionalização parece confirmar a razoabilidade de opções eco-sustentáveis tomadas nas últimas décadas. Para estas, em concreto, a AEP propõe-se servir de veículo de promoção na Colômbia, México e Peru.

Seminário de inscrição gratuita, mas obrigatória, contactando:
AEP – Associação Empresarial de Portugal
Sandra Silva
Projetos Especiais
Tel. (+351) 22 998 15 45 ou através do E-mail: projetos.especiais@aeportugal.com