A economia verde, os seus mecanismos de financiamento e os mercados voluntários de carbono serão tema de debate no seminário “Economia Verde: o futuro”, que o IEMinho – Instituto Empresarial do Minho vai realizar no próximo dia 18 de julho, nas suas instalações, em Vila Verde. Destinado a empresários, responsáveis por instituições públicas e privadas, o evento insere-se no projeto “LusoCarbono Climate Exchange – LCCX”, que o IEMinho está a desenvolver na região Norte e Centro de Portugal.
Entre os oradores deste seminário, estará o consultor especialista na área do carbono, Luís Macedo, que abordará os mercados voluntários de carbono; o diretor dos recursos humanos da Administração dos Portos do Douro e Leixões SA, Valdemar Cabral, que apresentará a política de sustentabilidade do Porto de Leixões e a sua parceria com o IEMinho nesta área; e o eurodeputado e coordenador do Partido Popular Euroepu para a Comissão dos Orçamentos, José Manuel Fernandes, que dará a conhecer os próximos mecanismos de financiamento europeu para a economia verde.
De referir que este é já o terceiro projeto que o IEMinho dinamiza na área do Carbono. Entre 2010 e 2012, o IEMinho desenvolveu o projeto “IEM-Carbono Social”, tendo criado uma bolsa de entidades que já têm uma conscialização e responsabilização social, mantendo em acompanhamento e permanência o desenvolvimento desta temática no IEMinho. Entre 2011 e 2013, promoveu-se o projeto “Luso Carbono”, que permitiu dotar as empresas de uma ferramenta que lhes permitam reduzir custos e obter vantagens comerciais. Através de uma plataforma online, as empresas podem avaliar as emissões dos gases com efeito de estufa (GEE) associadas ao seu sistema produtivo e simularem cenários de intervenção nesta área e de redução de emissões.
No presente ano, o IEMinho dá continuidade a esta sua estratégia com mais um projeto: o “LusoCarbono Climate Exchange – LCCX”, que pretende promover a criação de um mercado voluntário de créditos de carbono.
Com estes projetos e iniciativas, é objetivo do IEMinho continuar a trabalhar para ser um importante player no desenvolvimento de um mercado inovador, proporcionando mecanismos para a redução de custos das empresas e promovendo o desenvolvimento sustentável.
PROGRAMA
15h00- ABERTURA
Dr. António Marques, Presidente do IEMinho
15h20 - Posicionamento do IEMinho na promoção para o desenvolvimento sustentável
Dr. Rui Fernandes, Coordenador Operacional do IEMinho
15h40 – Mercados Voluntários de Carbono
Eng.º Luís Macedo, Consultor especialista na área do Carbono
16h00 – Política de sustentabilidade da APDL– Estudo de caso Porto de Leixões
Dr. Valdemar Cabral, Diretor de Recursos Humanos da APDL
16h20 – Mecanismos de financiamento para a Economia Verde na União Europeia
Engº José Manuel Fernandes, Eurodeputado
DEBATE
17h00 – ENCERRAMENTO
Dr. António Vilela - Presidente do Município de Vila Verde
Fonte: IEMinho