A primeira edição do Projeto Know-now visou posicionar competitivamente as regiões Norte e Centro de Portugal como Regiões de Inovação e Conhecimento, invertendo uma imagem internacional ainda demasiado associada a setores tradicionais, com atividades sobretudo de mão-de-obra intensiva.
A missão primaz do Projeto Know-now foi, por isso, contribuir para alterar profundamente essa imagem, apresentando, antes, os nossos territórios como regiões suscetíveis de captar investimento e obter ganhos de competitividade pelo Conhecimento, capacidade dos seus recursos humanos e da existência de infraestruturas de grande qualidade, entre outros fatores.
Partindo de um desejo evidente nas regiões Centro e Norte do país, procura-se aproveitar as bases lançadas na primeira edição do Projeto Know Now, aprofundando definitivamente as estruturas para fazer das regiões Centro e Norte, regiões de inovação e conhecimento, capazes de competir, com sucesso, nos mercados globais.
Neste contexto, está em preparação a organização da Sessão Temática "Desenho Regional: o centro do desenvolvimento?", iniciativa que marcará o arranque mais operacional do Projeto Know-now 2.0 – Regiões do Conhecimento e Inovação, com a imersão no tema e o despertar da opinião pública, suscitando o interesse e a participação na iniciativa.
A Sessão Temática "Desenho Regional: o centro do desenvolvimento?" procura envolver na iniciativa Know Now os principais stakeholders de cada uma das regiões e tem como objetivo aprofundar uma visão comum sobre a estratégia de desenvolvimento das regiões de inovação e conhecimento, e lançar pistas para a implementação do Projeto.
A tarde lançará o mote “Inovação em Ação”, onde serão apresentadas iniciativas internacionais (projeto ELEEN 2.0), ferramentas de apoio disponíveis para empresas na área da inovação, em geral, e eco-inovação, em particular, onde os participantes terão oportunidade de reunir com consultores especialistas no tema.
Está ainda prevista a apresentação de projetos empresariais na área da eco-inovação que sirvam de inspiração aos participantes. Uma vez que a temática da eco-inovação e do eco-design é uma abordagem preventiva que visa otimizar o desempenho ambiental dos produtos, designadamente ao nível dos resíduos, será apresentado o projeto EFICOPE sobre eficiência operacional em empresas com um enfoque nas questões relacionadas com tratamento e aproveitamento de resíduos.
A realização do evento será no dia 19 de Novembro, pelas 9h30, conforme programa provisório em anexo, na sede do CEC – Câmara de Comércio e Indústria do Centro, na Rua Coronel Júlio Veiga Simão, em Coimbra.
A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia até ao próximo dia 18 de novembro para o link: http://bit.ly/1ahmZrC.