Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

“Flavescência Dourada, Scaphoideus titanus Ball”

De 19.06.2013 a 19.06.2013
  • Pólos e Clusters
  • Workshop

A realizar no Auditório das Ciências Florestais, edifício das Ciências Florestais da UTAD, em Vila Real. Participação gratuita, mas sujeita a inscrição até ao dia 17 de Junho.

A ADVID, em estreita colaboração com a UTAD (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro) e a DRAPN (Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Norte) realiza o Workshop “Flavescência Dourada, Scaphoideus titanus Ball”, no dia 19 de Junho, das 9h30 às 12h30, no Auditório das Ciências Florestais, edifício das Ciências Florestais da UTAD, Vila Real.
 
Assim, convidamo-lo a estar presente neste fórum de discussão sobre um tema, que actualmente, tanto preocupa o sector vitivinícola.
 
A Flavescência dourada é uma doença de quarentena que afecta a videira e tem como agente causal, um fitoplasma, Phytoplasma vitis que é transmitido pelo insecto vector Scaphoideus titanus Ball. A utilização de material infectado é outro dos meios que leva ao aparecimento da doença em
determinadas zonas, nomeadamente naquelas onde ainda não foi detectado o insecto vector.

Em Portugal a doença foi detectada, pela primeira vez em 2006 na região vitivinícola do Minho. Actualmente, está presente em vários concelhos da região Norte do país e foi igualmente confirmada, em 2010, em dois concelhos na região Centro.

Reconhecendo os elevados estragos provocados pela Flavescência dourada nas vinhas, foram criadas medidas adicionais de emergência fitossanitárias destinadas à erradicação do fitoplasma e ao controlo da disseminação do insecto vector, através da elaboração de um Plano de Acção
Nacional para o controlo da Flavescência Dourada da Videira e da publicação da Portaria n.º 165/2013 de 26 de Abril.

Não obstante às medidas fitossanitárias já em execução, e face à dispersão da doença no nosso país, torna-se necessário reforçar as acções em curso e definir medidas adicionais que envolvam os produtores vitícolas no combate a esta grave doença da videira.

Data e horário: 19 de Junho, das 9h30 às 12h30
Local: Auditório das Ciências Florestais , no edifício das Ciências Florestais. UTAD, Vila Real.
Condições de participação: Participação gratuita, mas sujeita a inscrição até ao dia 17 de Junho.