Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

Associação Portuguesa de Resorts em Moscovo e Düsseldorf

02.04.2015
  • Pólos e Clusters
  • Acções Colectivas

Ao abrigo do programa "Living in Portugal 2013/2014", a Associação Portuguesa de Resorts (APR), apoiada pelo COMPETE/SIAC, realizou mais dois eventos comerciais e de relações públicas nos dias 17 e 24 de março em Moscovo, na Rússia, e em Düsseldorf, na Alemanha, respetivamente, com o objetivo de promover a competitividade e a imagem de Portugal como destino de Turismo Residencial.

Projeto Living in Portugal
Projeto Living in Portugal

Em quatro workshops para diferentes públicos, a APR revelou às partes interessadas, designadamente possíveis interessados na aquisição de uma segunda casa, agentes imobiliários, sociedades de advogados, consultores e jornalistas, as vantagens de investir no setor imobiliário em Portugal, esclarecendo questões do âmbito jurídico e fiscal, e do sistema financeiro português. Foram ainda dados a conhecer os incentivos do Governo português, como o programa ARI-Autoridade Residencial para Investidores (Golden Visa), e o Regime Fiscal dos Residentes Não Habituais.

De realçar que três milhões de europeus têm uma segunda casa no estrangeiro e um terço das propriedades estão localizadas em resorts. Com 8.9% do mercado de segunda habitação, a Alemanha é um dos cinco principais investidores diretos em Portugal. Só em 2014, mais de 700 pessoas emigraram da Alemanha para Portugal.

Recorde-se que, de acordo com o estudo desenvolvido pela APR em parceria com a PwC e segundo os dados da APEMIP, em 2014 o sector do Turismo Residencial permitiu a Portugal vender 25 mil imóveis a estrangeiros, o que representa a criação de 60 mil postos de trabalho, a entrada de capital (exportações) de mais de 4.600 milhões de euros e gastos em serviços, consumos e manutenção na ordem dos 1.000 milhões de euros.

Fonte: Associação Portuguesa de Resorts (APR)