Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

“O Poder do Mel e da Própolis” é um projeto apoiado no âmbito do Ciência 2.0

21.07.2014
  • Ciência e Conhecimento

“O Poder do Mel e da Própolis” venceu o prémio “Fundação Ilídio Pinho Ciência na Escola”, na categoria correspondente ao 2º e 3º ciclos do ensino básico. O projeto foi desenvolvido no Colégio Terras de Santa Maria e contou com a parceria do Ciência 2.0.

“O Poder do Mel e da Própolis” venceu o prémio “Fundação Ilídio Pinho Ciência na Escola”, na categoria correspondente ao 2º e 3º ciclos do ensino básico. O projeto foi desenvolvido no Colégio Terras de Santa Maria e contou com a parceria do Ciência 2.0!
 
Depois de uma visita ao apiário pedagógico da Quinta da Moita, alunos e professores das diferentes turmas do 2º e 3º ciclos do colégio analisaram as propriedades do mel, da cera de abelha e da própolis e produziram um conjunto de cosméticos (hidratante corporal, cera depilatória, batom hidratante, aftershave e creme para pés gretados) com base nestes três compostos.
 
Os produtos vão ser licenciados junto do Infarmed e poderão vir a ser comercializados pela TimberBee, uma empresa de produtos e serviços relacionados com a apicultura que se associou ao projeto e demonstrou interesse nos mesmos.

A divulgação desta iniciativa foi feita com a colaboração do Ciência 2.0. O projeto da Universidade do Porto desenvolveu uma aplicação interativa sobre o mel e a própolis, apresentada numa mostra de aprendizagens organizada pelo colégio no Europarque, em Santa Maria da Feira. Trata-se de uma instalação artística multimédia de interface cinético, em que o movimento do participante o leva a optar pelo conteúdo que pretende ver.
 
Esta parceria enquadra-se nos objetivos do Ciência 2.0 de colaborar com uma rede alargada de atores na produção e divulgação de conhecimento científico e de promover um maior diálogo entre ciência e sociedade.
 
O Ciência 2.0 é um projeto de comunicação de ciência multiplataforma cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) e do Programa Operacional Fatores de Competitividade (COMPETE) e por fundos nacionais através da Ciência Viva.


Projeto Ciência 2.0

O Ciência 2.0 é um projeto de comunicação de ciência multiplataforma, desenvolvido na Universidade do Porto, que tem como objetivo fundamental promover um maior diálogo entre ciência e sociedade, abrindo ao público a possibilidade de participar com conteúdos de divulgação científica.

Comunicar a ciência em diferentes formatos e suportes é uma das vertentes do Ciência 2.0, que, para tal, estabeleceu um conjunto de parcerias com órgãos de informação nacionais, para alcançar públicos mais vastos e diversificados. Esta sinergia entre diferentes "media" permite trabalhar os conteúdos com níveis variados de profundidade e de forma complementar. Pretendemos com esta estratégia multimeios, tornar a ciência próxima do público e aumentar a continuidade dos conteúdos que são produzidos.

Apelar à participação da comunidade em geral, através da submissão de trabalhos, da sugestão de temas e de ideias, da colocação de questões e da discussão de conteúdos é outra componente do Ciência 2.0. Esta filosofia torna o projeto único e inovador. Pretende-se fomentar o espírito colaborativo do público e promover um verdadeiro "Conhecimento em rede".
 
O projeto é apoiado pelo COMPETE no âmbito do SAESCTN e inserido na estratégia Ciência Viva, envolvendo um investimento total de 970 mil euros correspondendo a um incentivo FEDER de 824 mil euros.