Apoio
Promovido pelo Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM/UA) o projeto “TrophicENPs” é um projeto de investigação apoiado pelo COMPETE no âmbito do SAESTCN. Financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e pelo FEDER conta com um investimento elegível de 142 mil Euros correspondendo a um incentivo de 120 mil euros.
Este projeto conta ainda com investigadores do Instituto Politécnico de Beja e do Instituto Superior de Agronomia (ISA/UTL).
Breve descrição da empresa/entidade promotora
A Universidade de Aveiro (UA) tem como missão a intervenção e desenvolvimento da formação graduada e pós-graduada, a investigação e a cooperação com a sociedade. Frequentada por cerca de 15.000 alunos em programas de graduação e pós-graduação, a UA desde cedo assumiu um papel de relevância no panorama universitário do país, inserindo-se no grupo da frente no que diz respeito à qualidade das infraestruturas que oferece, à qualidade da sua investigação e à excelência do seu corpo docente.
A Unidade de Investigação promotora do projeto é o Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM/UA), Laboratório Associado desde 2005. O CESAM inclui cerca de 500 investigadores, 190 dos quais doutorados, de seis departamentos da UA: Ambiente e Ordenamento, Biologia, Engenharia Civil, Física, Geociências e Química. Participam também no projeto investigadores do Centro de Investigação em Materiais Cerâmicos e Compósitos (CICECO/UA).
Enquadramento
Na última década, a produção e utilização de nanopartículas metálicas teve um crescimento exponencial, devido ao seu uso em diversas aplicações, tais como tratamento de águas, equipamento químico e medicinal e agricultura. Contudo, existem ainda muitas incertezas relacionadas com o comportamento e o impacto destas nanopartículas em sistemas naturais. Estas incertezas estão relacionadas com a disponibilidade das nanopartículas metálicas no solo para bioacumulação e translocação para as plantas e com o potencial para a ocorrência de transferência trófica em cadeias terrestres.
Projeto
O projeto “TrophicENPs” visa avaliar a biodisponibilidade e transferência de nanopartículas metálicas na cadeia alimentar terrestre. É desenvolvido por uma equipa de investigação interdisciplinar, permitindo a realização de trabalho em áreas diversas incluindo a reactividade química das nanopartículas metálicas, disponibilidade biológica das nanopartículas metálicas nos solos, exposição e risco para a saúde animal e humana. O projecto pretende contribuir para um aspecto chave da “European knowledge-Based Bio-Economy” – maior conhecimento sobre segurança na cadeia alimentar terrestre. Deseja-se que o projecto possa contribuir para uma política de segurança alimentar mais efectiva a nível Europeu, tendo em consideração o risco de contaminantes emergentes.
Objetivos do projeto
O objectivo deste projecto é avaliar a transferência de nanopartículas metálicas nos sistemas solo-solução e solo-planta. Modelos empíricos que permitam avaliar a transferência trófica de nanopartículas e estimar o potencial risco destas partículas na saúde humana e animal serão desenvolvidos e validados para solos com diferentes características. O projecto permite também o treino de bolseiros em técnicas analíticas avançadas que permitem uma adequada caracterização das nanopartículas nas várias matrizes a estudar.
Tarefas desenvolvidas no âmbito do projeto
Durante o período de execução do projecto, a equipa desenvolverá 5 tarefas:
Foto: Trabalho de Campo do Projeto
|
- Tarefa 1 – Treino na síntese e caracterização de nanopartículas metálicas
- Tarefa 2 – Impacto e comportamento das nanopartículas metálicas no solo: partição solo-solução e influência das propriedades do solo (experiências em vaso);
- Tarefa 3 – Avaliação da disponibilidade das nanopartículas metálicas dos solos para as plantas (experiências em vaso)
- Tarefa 4 – Desenvolvimento de modelos empíricos para as nanopartículas metálicas nos solos (funções de transferência solo-solução e solo-planta) que possam ser usados para avaliação de risco
- Tarefa 5 – Avaliação da potencial exposição de Humanos às nanopartículas metálicas dos solos (através da cadeia trófica terrestre) (uso de modelos).
|
Testemunho
Segundo Sónia Rodrigues, uma das investigadoras do projeto, "este projeto só foi possível com o apoio do COMPETE, possibilitando a criação de uma equipa altamente qualificada e multidisciplinar essencial para o desenvolvimento de investigação inovadora numa área científica emergente".