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21 Empresas em 450 m2 - Novo recorde nacional na ISPO

03.02.2015
  • Incentivos às Empresas
  • Qualificação|Internacionalização PME

A Ispo Munique abre as suas portas de 5 a 8 de fevereiro e conta nesta edição com um número recorde de participação portuguesa. São 21 as empresas portuguesas que fazem parte do SPORT TEXTILE VILLAGE FROM PORTUGAL, uma iniciativa organizada pela Associação Selectiva Moda integrada no projecto de internacionalização From Portugal com o apoio de fundos comunitários (QREN).

FROM PORTUGAL
FROM PORTUGAL

O stand colectivo SPORT TEXTILE VILLAGE FROM PORTUGAL, que se apresenta pelo terceiro ano consecutivo na ISPO Munique triplicou o espaço de exposição desde a sua primeira edição mostrando a clara aposta do projeto FROM PORTUGAL na área dos têxteis inovadores onde as aplicações técnicas para o desporto são uma área em franco crescimento.

No total estarão a expor na ISPO com o apoio do projecto FROM PORTUGAL (apoiado pelo QREN e COMPETE) 21 empresas portuguesas, cuja ocupação total é de cerca de 450 m2: A Sampaio & Filhos | Berg Outdoor | Damel | Dune Blue | Fiorima | Fitexar | Garbo | Heliotêxtil | INC Brand | JOAPS Malhas | Lipaco | LMA | Lurdes Sampaio | Malhas CEF | Mesh | Nordstorm Apparel | P&R Texteis | Playway | Sak Project | Slow Image |Sonicarla.

“Esta será também a maior participação portuguesa colectiva de sempre, com 3 ilhas em exposição, e como tal as nossas expectativas para este certame são bastante positivas”, refere Helder Rosendo, subdiretor-geral do Citeve.

Especialista em malhas vocacionadas para desporto e tecnomoda, a Joaps estreia-se nesta edição da Ispo. Destaque para a apresentação de malhas com características técnicas e funcionais, nomeadamente respiráveis, antibacterianas e de secagem rápida. “A Joaps está a apostar num segmento de mercado mais vocacionado para artigos técnicos/desporto e como tal esta feira vai de encontro ao nosso projecto. Esperamos que com esta participação o nosso projeto possa crescer no mercado da exportação e conhecer melhor este mercado”, explica Carla Araújo, comercial da empresa.

Linhas e fios com elasticidade e ainda as poliamidas para tecelagem, desenvolvidas para o sector das meias de desporto, são os destaques levados pela Lipaco, que também se estreia neste certame. “O mercado de desporto é um mercado cada vez mais tecnológico e cada vez mais na moda, apresentando cada vez mais praticantes, logo uma taxa de crescimento acima da média, potencializando novos nichos de mercado”, refere Jorge Pereira, CEO da empresa. As expectativas relativamente à participação para esta feira são bastante positivas. “Pretendemos com esta participação a divulgação das nossas soluções, quer ao nível das linhas de costura, quer ao nível dos fios texturizados, a um mercado muito específico e cada vez mais tecnológico”, acrescenta.

“Stress Out” é a coleção de fitness e desporto para senhora, que a estreante Slow Image irá apresentar no certame de Munique. Uma coleção concebida com a utilização de matérias-primas e processos de confecção técnicos, aliando sempre a vertente moda e as necessidades de uma mulher activa. “Escolhemos esta feira por se tratar da maior feira de desporto da europa. Pretendemos angariar novos clientes, tantos alemães como de outras nacionalidades, quer para a nossa marca própria Stress Out, quer para produção para outras marcas”, indica Eduarda Silva Pereira, manager da empresa.

“Este mercado é para a Playway um potencial mercado, onde se verifica nesta feira de Munique o entrosamento do nosso principal produto que atua fundamentalmente na vertente técnico-desportiva”, explica José Mendes, comercial da empresa. Este novo equipamento que a empresa portuguesa irá apresentar – teares circulares digitais TR1 – marca pela inovação e diferenciação. “Pensamos que a inovação do produto e a sua diferenciação, se irão traduzir na abertura de novos mercados, e naturalmente na conquista de novos clientes”, acrescenta.

Produtos de desporto e lazer com técnicas de costura mistas, especialmente termocoladas, são os destaques da Nordstorm Apparel. “A nossa presença na feira irá dar mais visibilidade à nossa empresa enquanto player no mercado de outdoor e desportivo e contribuir para o aumento do número de clientes e turnover”, refere Acília Amandi, manager da empresa.

Presença habitual nesta feira, a empresa Malhas CEF considera a Ispo um excelente ponto de encontro para estar com clientes e mostrar-lhes as principais novidades, assim como atrair novos clientes interessados no nosso know-how. “Com a nossa participação queremos mostrar todo o nosso know-how em artigos seamless. Em destaque estarão propostas essencialmente orientadas para o desporto, especialmente outdoor, assim como peças na categoria de base layer, como roupa interior. As nossas propostas combinam na sua maioria fibras sintéticas e naturais, a fim de obter objectivos técnicos e funcionais, e caracterizam-se por um controle humidade para a evaporação da transpiração; aplicação de estruturas colocadas em zonas estratégicas para uma maior proteção do corpo. Essencialmente, vamos apresentar: Produtos térmicos reguladores, Térmicos de compressão, seamless técnico para running e skiing wear, body mapping” explica Helena Soares, departamento de comunicação da empresa.

Para além dos números recorde da participação portuguesa na Ispo Munique, também os números de amostras selecionadas para o Ispo Textrends Forum, são sinónimo de sucesso. São 21 o total de amostras made in Portugal em exposição no ISPO Textrends Forum, que realiza em fevereiro de 2015 a sua 3ª edição.

“O número de produtos portugueses que estará em exposição no ISPO Textrends Forum representa a qualidade do que se faz na indústria portuguesa para este mercado”, conclui Helder Rosendo, subdiretor-geral do Citeve e membro do júri do Ispo Textrends Forum.

A participação das empresas portuguesas na Ispo, é uma iniciativa promovida pela Associação Selectiva Moda com o apoio de fundos comunitários (QREN/COMPETE), no âmbito do projeto From Portugal, faz parte de um conjunto de mais de 87 ações internacionais que decorrem nos anos 2014 / 2015, que abarcam toda a fileira têxtil e moda, espalhadas por quatro continentes – Europa, Ásia, África e América – num investimento total de cerca de 12 milhões de euros.