Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

Sessão de Assinatura de Contratos

03.03.2008
  • Incentivos às Empresas

Assinados os primeiros contratos de projectos aprovados no âmbito dos Sistemas de Incentivos do QREN.

Realizou-se, no passado dia 3 de Março, no Centro Cultural de Belém, com a presença do Primeiro Ministro, do Ministro da Economia e da Inovação e do Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, em representação do Ministro do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional, a primeira Sessão de Assinatura de Contratos, no âmbito dos Sistemas de Incentivos às Empresas do QREN.
Foram contratualizados 25 projectos na área da Internacionalização, promovidos por Associações Empresariais e envolvendo 958 empresas das fileiras da Moda, Habitat, Equipamentos e Multisectorial, localizadas maioritariamente nas regiões Norte, Centro e Alentejo.
Estes projectos envolvem um investimento elegível próximo dos 35,6 milhões de euros, dos quais perto de 15,4 milhões de euros correspondem a incentivo QREN. De assinalar, como primeiros resultados, que cada euro de incentivo utilizado dá origem a 2,3 euros de acções de internacionalização e a um aumento de 33 euros das exportações nacionais.
Os principais mercados-alvo destes projectos são a Europa, o Brasil, a Rússia, a Índia, a China e a América do Norte.
Com este acto fica encerrado, com perto de um mês de antecedência face à data inicialmente prevista, o ciclo de candidatura  referente ao primeiro concurso dos Projectos Conjuntos do SI Qualificação PME, que decorreu de 15 de Novembro a 31 de Dezembro de 2007.

Sessão de Assinatura de Contratos - Apresentação