Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

Sessão de Assinatura de Contratos

31.03.2008
  • Compete

Projectos de Empreendedorismo Qualificado: Contratos em Viseu com 42 dias de antecedência

Presidida pelo Primeiro Ministro e com a presença do Ministro do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional e do Ministro da Economia e da Inovação, realizou-se, no passado dia 30 de Março, na Escola Superior de Tecnologia de Viseu, a primeira Sessão de Assinatura de Contratos no âmbito do Sistema de Incentivos à Inovação do QREN.
Foram contratualizados 27 projectos de empreendedorismo qualificado referentes à primeira fase de apresentação de candidaturas, que decorreu de 15 de Novembro a 30 de Janeiro de 2008.
São projectos dos sectores da Indústria, Serviços e Turismo que, no seu conjunto, envolvem um volume de investimento total superior a 41 milhões de euros, aos quais correspondem 19,8 milhões de euros de incentivo QREN.
A região Centro é a que conta com maior número de projectos aprovados (26%), seguindo-se o Norte (25%), Lisboa (22%) e Alentejo (19%).
O empreendedorismo feminino é valorizado neste sistema de incentivos, sendo que cerca de um quarto dos projectos aprovados beneficiaram desta majoração. 
Com a execução destes projectos, prevê-se a criação de 432 postos de trabalho, 60% dos quais qualificados. Preve-se igualmente um volume de negócios na ordem dos 78 milhões de euros, dos quais 55% correspondem a exportações.
Refira-se, ainda, que a aprovação se faz com uma redução de quarenta e dois dias no prazo de decisão face à data inicialmente prevista no aviso de abertura do concurso. 
Nesta sessão teve lugar, ainda, a entrega de prémios de boa realização relativos a 12 projectos do Novo PRIME (QCA III), agora em fase de encerramento. Estes projectos, enquadrados no SIME - Sistema de Incentivos à Modernização Empresarial,  cumpriram integralmente os objectivos económicos a que se propuseram, tendo beneficiado de prémios que, no total, ascenderam aos 4 milhões de euros. 

Sessão de Assinatura de Contratos - Apresentação