Porque é que há umas casas que resistem aos sismos e outras não? Como se combate a erosão costeira? Porque é que as radiações dos telemóveis são mais nocivas dentro dos automóveis? Como se produz o Biodiesel?O que são cidades inteligentes? Para que serve a fibra de carbono?
Descomplicar e mostrar que a engenharia rapidamente pode dar resposta a questões comuns como a erosão marítima ou as radiações do telemóvel, a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) desenvolveu o projecto : Engenharia num minuto.
Apoiado pelo COMPETE no âmbito do SAESCTN e inserido na estratégia Ciência Viva, o projeto envolve um investimento total de 188 mil euros correspondendo a um incentivo FEDER de 131 mil euros.
Engenharia num minuto trata-se de um projeto de criação de conteúdos de ciência e tecnologia, dirigido ao público em geral e de natureza não comercial, para difusão através da Comunicação Social, nomeadamente de três meios televisivos e um online.
Pretende-se passar a experiência e a noção de que a engenharia está em todo o lado e que é importante explicar de forma simples questões que influenciam a vida das pessoas.
Um projeto que se quer fortemente multidisciplinar e transversal, envolvendo cerca de 500 docentes/investigadores especialistas e assente em 9 grandes áreas das seguintes engenharias: Minas, Química, Mecânica, Civil, Informática e Computação, Electrónica e Computadores, Gestão Industrial, Física, Metalurgia e Materiais.
Para concretizar a FEUP estruturou o projecto na parceria com outras entidades promotoras de ciência e tecnologia, nomeadamente dos Institutos de Interface sedeados no Campus da FEUP e dos laboratórios de investigação, destacando-se o IC - Instituto da Construção; o IDIT - Instituto de Desenvolvimento e Investigação Tecnológica; o IDMEC - Instituto de Engenharia Mecânica; o IHRH - Instituto de Hidráulica e Recursos Hídricos; o INEB - Instituto de Engenharia Biomédica; o INEGI – Instituto de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial; o ISR - Instituto de Sistemas e Robótica; o CERUP - Centro de Riscos da Universidade do Porto e a ARCP - Associação Rede de Competências em Polímeros.
Foi estabelecida colaboração com quatro Entidades da Comunicação Social de âmbito Nacional e Internacional :Jornal Público (online); RTPN (com extensão para a RTPN online);RTP Internacional e RTP África.
O projecto pretende através de programas de 1 minuto:
• Disseminar o conhecimento científico junto de públicos mais vastos e não especializados, desmistificando a complexidade da Ciência e da Tecnologia, simplificando o conceito de engenharia, mostrando que esta está em todo o lado, ao longo da vida do ser humano.
• Promover a interação entre a sociedade e os especialistas, nomeadamente nas plataformas online (Jornal Público e RTPN), através da colocação de comentários/questões pelos utilizadores dos sites.