Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

5.ª Edição da Gala Anual da Cortiça

30.09.2014
  • Compete
  • Acções Colectivas

A Associação Portuguesa da Cortiça (Apcor) promoveu a 5.ª Gala Anual da Cortiça. Este evento, que se repetiu pelo quinto ano consecutivo, teve lugar no Palácio da Bolsa, no Porto, e pretendeu valorizar e reconhecer a excelência de personalidades e/ou entidades que, nos últimos anos, se destacaram e contribuíram para a promoção, desenvolvimento e crescimento do sector e da fileira da cortiça.

5.ª Edição da Gala Anual da Cortiça
5.ª Edição da Gala Anual da Cortiça

Sete prémios pelo reconhecimento do trabalho em prol do sector

A Associação Portuguesa da Cortiça (Apcor) promoveu a 5ª Gala Anual da Cortiça. Este evento, que se repetiu pelo quinto ano consecutivo, teve lugar no Palácio da Bolsa, no Porto, e pretendeu valorizar e reconhecer a excelência de personalidades e/ou entidades que, nos últimos anos, se destacaram e contribuíram para a promoção, desenvolvimento e crescimento do sector e da fileira da cortiça.

A Apcor elegeu sete categorias de Prémios que distinguiram diferentes áreas do saber. Os premiados foram:

Prémio Floresta – ACHAR (Associação de Agricultores da Charneca), pelos trabalhos de investigação e de promoção que tem desenvolvido em prol do sobreiro; 

Prémio Informação – Carlos Cabral, enófilo e consultor de vinhos do Pão de Acúçar no Brasil, pelo seu trabalho de promoção da cortiça naquele mercado; 

Prémio Conhecimento - Valeria Mazzoleni, da Università Cattolica del Sacro Cuore di Milano, pelo seu trabalho de investigação em torno do vinho e da cortiça, desenvolvido no Istituto di Enologia e Ingegneria Agro-Alimentare;

Prémio Revelação – Nike, pela utilização da cortiça em dois modelos de ténis – edição especial LeBron X NSW e NIKEiD Air Force 1 series;

Prémio Inovação – NuSpa, Granorte, pela aplicação da cortiça em objectos de decoração e design; 

Prémio Rolha de Cortiça – Sociedade Agrícola da Herdade da Torre de Curvo, Lda, pelo seu trabalho de promoção da cortiça nos seus vinhos; 

Prémio Mérito – João Santos Pereira, do Instituto Superior de Agronomia, pelo trabalho de investigação em torno do montado e do sobreiro.

O prémio Inovação foi o resultado do concurso que a Apcor lançou e que recebeu um conjunto de propostas de produtos inovadores e distintos elaborados com cortiça. 

Para o Secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, Francisco Gomes da Silva, “a promoção de um futuro sustentável para o sobreiro passará sempre, no meu modo de olhar a floresta, pela sua valorização económica, sem descurar as suas outras múltiplas valências. Para tal, temos que convocar definitivamente todo o conhecimento que existe nos diversos agentes, públicos e privados, e coloca-lo ao serviço de quem cuida desta nossa árvore nacional. Demos, nesse sentido, um passo decisivo ao criar o Centro de Competências do Sobreiro e da Cortiça.

Este Centro multidisciplinar, que não teria sido possível constituir sem uma indústria motivada e que sempre demonstrou empenho em cooperar, irá reforçar o papel dominante a nível mundial que Portugal assume na fileira da cortiça. Estamos todos de mãos dadas na definição das prioridades a investigar, na divulgação e transferência do conhecimento e na inovação e promoção que este conhecimento permite.”

Para o presidente da Apcor, João Rui Ferreira, “esta iniciativa visa reconhecer o esforço do sector e de outras áreas de conhecimento que elegeram a cortiça como material e que têm procurado mais e melhores produtos com cortiça. Os premiados revelam isso mesmo.” E continua: “oferecer produtos com maior valor implica trabalhar internamente ao nível da inovação, da qualidade e da formação.” O dirigente afirma ainda que “a recuperação que o sector operou na última década é um bom exemplo do trabalho conseguido a este nível, mas as exigências mantêm-se e sabemos que é necessário continuar a investir nesta linha estratégica para o sector.”

O evento contou com uma forte adesão dos associados da Apcor e de entidades externas ao sector, num total de mais de 200 pessoas. 

O júri da Gala foi constituído pelo presidente da Apcor, João Rui Ferreira, por Helena Pereira, ex-Reitora da Universidade Técnica de Lisboa e professora do Instituto Superior de Agronomia (ISA), e Armando Sevinate Pinto, ex-ministro da agricultura. 

Durante o evento foi, ainda, entregue o prémio do concurso de Design que elegeu um novo suporte para a água. Este concurso, denominado ‘Beba água da torneira com confiança’ , foi organizado pela ERSAR - Entidade Reguladora dos Serviços da Água e Resíduos, pela Apcor e pela Associação Nacional Designers. O vencedor foi o projecto AQUA, da autoria de Minerva Loos, tendo sido atribuído duas menções honrosas aos projectos ReGATo, da autoria de Liliana Pereira, e TÉPA, da autoria de Bruno Miguel dos Reis.

O evento teve o apoio principal da PT Comunicações – e, ainda, da Aon Portugal – Corretores de Seguros, S.A.; Bureau Veritas; Dimension Data e LeasePlan - Comércio e Aluguer de Automóveis e Equipamentos Unipessoal, Lda..