Enquadrameto
Em 2012 o Pólo de Competitividade das Tecnologias de Informação, Comunicação e Eletrónica – TICE.PT, no âmbito do Projeto ESTALEIRO, lançou uma Plataforma denominada “Montra de Produtos, Serviços e Soluções TICE”, que tinha como objetivo de dar a conhecer a oferta das empresas do setor TICE nacional através de um conhecimento sistematizado dos seus produtos e serviços, potenciando uma melhor abordagem ao mercado nacional e internacional.
Em 2013, o Gabinete do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) e o Pólo de Competitividade das Tecnologias de Informação, Comunicação e Eletrónica (TICE.PT), com base num Protocolo assinado, desenvolveram, dentro da Plataforma existente, uma componente que aloja o maior mapeamento feito das Comunidades Portuguesas na Diáspora, a que se soma uma Montra de empresas nacionais no exterior. A Plataforma passou a ser denominada Plataforma 560.pt – Portugal Business Network. (de referir que 560 é a numeração do código de barras usado para os produtos portugueses).
Apoio do COMPETE
A Plataforma 560.pt é uma das atividades do Projeto Estaleiro promovido TICE.PT e que contou com o apoio do COMPETE no âmbito das Acções Coletivas.
O projeto envolveu um Investimento Elegível de 1.510 mil Euros que corresponde a um Incentivo FEDER de 1.132 mil Euros.
O projeto, e nomeadamente o desenvolvimento da Plataforma 560 in Business só foi possível com o apoio do COMPETE que, segundo Vasco Lagarto, Presidente da Comissão Executiva do TICE.PT, “possibilitou a criação de um meio de conhecimento da oferta nacional, bem como de agentes, diáspora, contribuindo assim para a dinamização da economia Portuguesa. "
A plataforma 560.pt
O objetivo da plataforma 560.pt é multidisciplinar, disponibilizando aos empresários portugueses e à Diáspora uma ferramenta de trabalho útil, para:
- Promover a internacionalização de empresas e exportação de produtos e serviços nacionais;
- Promover o contacto entre os portugueses registados;
- Criar oportunidades de negócio para os empresários portugueses na Diáspora;
- Criar redes de portugueses e luso-descendentes em áreas diversas, como por exemplo, na ciência, cultura, desporto, turismo, política ou associativismo, e que contribuam para divulgar e promover a imagem do País e a prossecução do interesse de Portugal e das suas Comunidades no mundo.
No que respeita à informação sobre a Diáspora, (base de dados interpessoal e centrada nos indivíduos radicados no exterior) é objetivo central uma utilização numa perspetival da dinamização das relações profissionais e de negócio.
Pode tomar conhecimento da plataforma através do link http://www.560inbusiness.pt, aqui poderá encontrar a informação das empresas nacionais bem como a sua oferta e os mercados em que atuam. A componente da Diáspora só fica disponível para as empresas ou pessoas registadas.
A Plataforma é construída com o recurso a uma ferramenta de gestão de conhecimento o OOBIAN, capaz de proporcionar uma pesquisa e navegação eficazes, através de conteúdos dispersos, tirando o máximo proveito da informação não estruturada existente. A mesma está alojada nos servidores Cloud da Portugal Telecom.