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Transmedia

08.04.2014
  • Incentivos às Empresas , Pólos e Clusters

COMPETE apoia projeto de I&DT que responde às novas tendências audiovisuais, ditadas pela exigência dos consumidores por conteúdos personalizados e multiplataforma.

Projeto Transmedia | Beat Grirl
Projeto Transmedia | Beat Grirl
  1. Síntese

Já se imaginou a ver um episódio no seu smartphone, fazer uma pausa e terminar a visualização do episódio na sua televisão?

Agora já é possível graças ao projeto “Transmedia” no âmbito do Sistema de Incentivos à I&DT (Investigação e Desenvolvimento Tecnológico) do COMPETE – Programa Operacional Factores de Competitividade.

O projeto “Transmedia” pretendeu investigar e desenvolver tecnologias que permitissem facilitar e simplificar a distribuição de conteúdos em múltiplas plataformas e aumentar a competitividade do sector das indústrias criativas, cujo volume de exportações tem vindo a aumentar nos últimos anos. 

1.1 Tendências

Os hábitos dos consumidores mudaram radicalmente, não só dos adolescentes, mas de uma grande parte da população. As redes sociais, os serviços de gravação digital, o Replay TV (acesso aos programas emitidos nos últimos 7 dias), o vídeo a pedido, não só na aparelho de Televisão, mas nos telemóveis, tablets e computadores, são cada vez mais populares.

Vivemos uma nova era da experiência televisiva. Cada vez esta atividade é menos linear, e mais a pedido e multiplataforma. Programas de TV, filmes, informação adicional são consumidos em dezenas de plataformas e dispositivos, normalmente, de uma forma assíncrona. Cada espectador cria a sua própria experiência de televisão personalizada.

1.2 Âmbito do projeto

A pensar nesta mudança de paradigma e naquilo que será a evolução dos espectadores ao longo da próxima década, a beActive lançou o projeto “Transmedia”.

Pretendeu-se encontrar soluções que permitissem ao espectador assistir aos conteúdos produzidos e distribuídos pela empresa em qualquer lugar e em qualquer dispositivo, criando uma experiência personalizada de entretenimento. A beActive pretendeu, assim, desenvolver toda uma experiência interativa e a pedido, pensada para o mercado global.

O espectador pode seguir as suas séries favoritas, aceder a conteúdos extra, ser alertado quando novos episódios estão disponíveis e ter uma experiência realmente multiplataforma, ou seja, pode começar a ver um episódio no seu smartphone (por exemplo na viagem do metro), fazer uma pausa e terminar a visualização do episódio na sua televisão.

Através do projeto “Transmedia”, a empresa visou criar competências tecnológicas que pudessem contribuir para o desenvolvimento e internacionalização do sector das indústrias criativas, nomeadamente a da produção de conteúdos audiovisuais.

Os novos produtos, serviços e soluções de valorização de subprodutos decorrentes da execução deste projeto de I&DT, em muito contribuíram para chegar a novos clientes, especialmente neste mercado global cada vez mais competitivo.

 

2.     O projeto “Transmedia”

2.1 Enquadramento no COMPETE

Apoiado pelo COMPETE - Programa Operacional Factores de Competitividade no âmbito do Sistema de Incentivos à I&DT, o projeto envolveu um investimento elegível de 993 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de cerca de 538 mil euros.

O “Transmedia” inseriu-se nas estratégias de eficiência colectiva, tendo-se enquadrado no Cluster das Indústrias Criativas da Região Norte, nomeadamente por a atividade da empresa compreender o desenvolvimento de produtos/serviços criativos inovadores e competitivos no mercado e o desenvolvimento de modelos de negócio criativos.

2.2 Testemunho do Promotor

Segundo as palavras de Nuno Bernardo, Diretor-geral da beActive, "o apoio do COMPETE foi muito importante para a materialização deste projeto. Sendo o “Transmedia” uma nova área dentro da indústria do entretenimento em Portugal, que procura ainda estabelecer a sua linguagem e seu modelo de negócios, é crucial o apoio das ações de investigação e desenvolvimento nesta atividade. A indústria dos conteúdos é atualmente uma das mais importantes a nível mundial, alavancada pelo novo paradigma de distribuição de conteúdos, pelo que é crucial que Portugal se coloque no pelotão da frente no que refere às novas metodologias de distribuição de filmes, mini séries, programas de televisão, videojogos assentes em plataformas digitais e Internet que possam alcançar audiências em todo o Mundo."

2.3 Ficha Resumo

Acrónimo:    “Transmedia”   
Principais Estratégias:
  • Alargamento da gama de bens ou serviços  
  • Entrada em novos mercados ou aumento da quota de mercado
  • Maior flexibilidade de produção ou de fornecimento de serviços
Áreas Tecnológicas:
  • Processos Tecnológicos
  • Sistemas de informação

 

2.4 Descrição

O projeto consistiu em atividades de investigação industrial e de desenvolvimento experimental, apostando em investigação crítica e planeada destinada à aquisição de novos conhecimentos para o desenvolvimento de novos produtos e serviços relacionados com recolha, tratamento e difusão de informação através de diferentes redes de informação digitais.

- Objetivos

O trabalho de investigação visou os seguintes objetivos específicos:

  1. Criar uma ferramenta denominada “Transmedia Dashboard”;
  2.  Criar uma ferramenta denominada “Machinima”;
  3. Consolidar a presença física da empresa em mercados externos através da abertura de filiais, e presença regular em eventos de carácter internacional no sector.

- Metas

O projeto teve três metas distintas.

  1. A primeira foi a conclusão da sua plataforma “Transmedia Dashboard” e numa primeira fase incorporá-la no desenvolvimento de produções ou coproduções de conteúdos, para multi aplicações e multiplataformas.
  2. A segunda meta é a de concluir o seu sistema “Machinima” e licenciar a sua utilização pública minimizando os custos para o utilizador final. O sistema “Machinima” permite aos seus utilizadores criarem vídeos de animação 3D com um alto nível de qualidade mas sem as limitação de copyright atualmente existentes.
  3. A terceira meta é a de reforçar a presença da empresa em mercados internacionais, designadamente Estados Unidos da América, Brasil e Reino Unido, no que respeita à comercialização de direitos sobre estes produtos de alto valor acrescentado e incorporação tecnológica que desenvolverá, participando nos principais eventos da indústria dos conteúdos digitais e realizando um trabalho de relações públicas que promova o trabalho da empresa nos principais meios de comunicação internacionais e promovendo a empresa como “speaker” nos eventos.

2.5 Resultados

Os resultados do projeto são, pela sua natureza inovadores, com elevado potencial de novidade e originalidade:

  • O projeto “Transmedia” é uma forma inteiramente nova e original de potenciar a utilização da Web e da diversidade de plataformas de difusão de informação, de uma forma eficaz e optimizadora de recursos. O produtor de conteúdos apenas terá de se preocupar com a produção dos mesmos e o “Transmedia Dashboard” irá simplificar a distribuição destes conteúdos nas diferentes plataformas digitais: Web, Connected TV, Mobile, Tablets, Blogs, Redes Sociais, entre outros, de uma forma programa e integrada.
  • Os novos conteúdos resultam da aplicação de métodos de investigação e desenvolvimento sobre padrões e rastreabilidade de dados em ambiente Web, que tem pouca ligação com padrões anteriores existentes no mercado relativamente a tecnologias similares.
  • As inovações foram disruptivas considerando o atual estado da arte no sector, e no que respeita o desenvolvimento de sistemas com estas características.
  • O projeto criou novas metodologias de investigação e desenvolvimento para conceber novos produtos e serviços totalmente originais e inovadores.
  • O sistema “Machinima” permite uma evolução no desenvolvimento da tecnologia de criação de mundos virtuais, importação de dados de personagens, ambientes e objetos de outros mundos virtuais, permitindo a democratização da utilização destas funcionalidades pelos utilizadores, eliminando um dos problemas da “Machinima” atual, o facto destas criações infringirem leis de copyright.

A validação das soluções desenvolvidas no âmbito deste projeto e a capacidade de poder tirar partido dos resultados da sua execução é para a beActive uma oportunidade de negócio inovadora, que lhe permite manter-se como uma das empresas mais inovadoras relativamente a conteúdos “Transmedia” e colher novas oportunidades nas vertentes dos produtos e dos serviços de maior tecnologia.

Este trabalho pode-se já comprovar com as duas recentes nomeações para os prémios EMMY, uma na categoria de conteúdos digitiais, produção que beneficiou já dos resultados do trabalho de I&DT realizado no âmbito do projeto “Transmedia”.

3. Links

http://www.beactivemedia.com/transmedia/

 

Para conhecer mais projetos apoiados pelo COMPETE no âmbito do Sistema de Incentivos à I&DT, consulte o menu "Áreas/Incentivos às Empresas/I&DT/Projetos que Apoiamos".
 
Este artigo foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico.
 
Por: Cátia Silva Pinto | Núcleo de Imagem e Comunicação