A 9ª edição da Semana Europeia da Energia Sustentável irá decorrer entre os próximos dias 23 e 27 de Junho em Bruxelas, constituindo mais um reforço para o cumprimento das metas europeias climáticas e energéticas para 2020. A iniciativa da Comissão Europeia (CE) inclui uma Conferência Política de Alto Nível (24 e 26 de Junho), com 30 sessões dedicadas à energia sustentável e aberta ao público, onde se destacam os temas Estratégia para o Aquecimento e Arrefecimento na Europa (24 de Junho) e Financiamento para a Reabilitação de Edifícios proveniente da Política de Coesão (25 de Junho).
Durante esta conferência decorrerá ainda a entrega dos prémios Energia Sustentável na Europa e do prémio ManagEnergy, que congratulam e promovem os melhores projectos na área da eficiência energética, renováveis e transportes.
Ao longo do mês de Junho irão, igualmente, ser desenvolvidas centenas de actividades, de carácter individual e por organizações, um pouco por toda a Europa e mais além nos designados “Dias da Energia”, com o objectivo de propagar as energias renováveis. As iniciativas previstas, categorizadas por região, podem ser pesquisadas aqui.
Projetos na fase final
Dos 342 projectos submetidos aos prémios da Semana Europeia da Energia Sustentável, provenientes de 31 países, 30 passaram à fase final, depois da avaliação de nove especialistas técnicos, sob supervisão da Agência Executiva para Pequenas e Médias Empresas (EASME, na sigla original).
Cinco projectos foram seleccionados para cada categoria (Comunicar, Consumir, Aprender, Viver, Viajar) nos prémios Energia Sustentável Europa e outros cinco foram seleccionados para concorrer ao prémio ManagEnergy - que se dedica a prestigiar autoridades públicas e agências de energia a nível local e regional. Nesta lista não se encontra nenhum projecto português.
Os vencedores serão anunciados na Cerimónia de Prémios 2014 presidida pelo comissário europeu para a energia, Günther Oettinger, no dia 24 de Junho.
Fonte: Edifícios e Energia