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Capturado o melhor filme de moda português

14.10.2014
  • Compete
  • Acções Colectivas

Mais de uma centena de filmes propuseram-se ao lugar de Melhor Filme de Moda Português. O veredicto do júri foi anunciado no passado dia 26 de setembro, na I edição do Fashion Film Festival em Portugal – 6 dos filmes a concurso brilharam mais, vencendo os prémios nas categorias de Filmes de Moda e Autor e Filmes de Moda de Marca.

 

Melhor Filme 

Âmbito do projeto

“Nos últimos 20 anos o sector da moda em Portugal evoluiu incorporando inovação na Criação e na Produção, faltando ainda atingir um patamar inovador na Comunicação, de modo a afirmar definitivamente a perceção dessa evolução.

E é neste contexto que se decidiu criar o Porto Fashion Film Festival, sob o tema “Invadir a Cidade com Semana de Moda”, com o objetivo de criar um evento anual de encontro e divulgação das novas práticas de promoção da moda no universo digital. Mais que um evento pontual, este evento propõe-se ser uma plataforma para a divulgação de ideias e para o desenvolvimento de novas competências e da criatividade, no âmbito do marketing e comunicação da fileira da Moda.” 

Manuel Serrão, um dos responsáveis pela organização do Festival 

Descrição

A campanha que encabeçou toda a comunicação do I Fashion Film Festival português, prometia encontrar o Melhor Filme de Moda português. Depois da análise aos mais de cem filmes a concurso, foram 6 os filmes distinguidos.

Em boa verdade, procuravam-se os filmes que mais se destacassem em 2 categorias: filmes de moda de autor e filmes de moda de marca, nas áreas de melhor fotografia, melhor filme e melhor realizador. A organização do FFF reservava ainda uma distinção para o Melhor Filme de Moda em competição, prémio a ser atribuído pelo público.

Comecemos pelos filmes de Moda de Marca. A qualidade dos filmes propostos obrigou a um empate técnico entre os filmes “Backward”, de José Lemos para Júlio Torcato e “SS13”, de Studio RGB/XYZ para Xperimental Shoes. O melhor realizador foi Carlos Carneiro, com o filme “Homonima SS15” para a marca Sr. Prudêncio. O filme “V Lookbook AW13”, de Studio RGB/XYZ para Diana Matias, arrecadou o troféu de Melhor Fotografia.

Na categoria de Filmes de Moda de Autor a história conta-se de forma mais rápida: “Bonnie”, de Márcio Simões, foi o vencedor absoluto. José Pedro Sousa, o elemento do júri que entregou o prémio de Melhor Realizador, apelidou o filme de “absolutamente maravilhoso”.

Com “Bonnie”, um filme realizado “praticamente sem orçamento”, como o próprio afirmou, Márcio Simões arrecadou 4500€, acumulando os 1500€ destinados a cada um dos 3 prémios.

“Give me a break” de José Lemos para Dr. Kid foi o vencedor unânime do prémio do público. A votação esteve aberta durante os dias 24 e 25 de setembro, ao longo de todo o Modtíssimo e ainda durante a tarde do dia 26, já no Rivoli, onde decorreu a cerimónia de entrega de prémios. A título de curiosidade, “Give me a break” foi o filme mais votado quer nos dois dias de Modtíssimo, quer durante a tarde do festival.

Todos os vencedores receberam um troféu que, em linha com o conceito de novidade que pontuou todo o Fashion Film Festival, representava o logotipo do festival impresso em 3D. Uma alternativa aos troféus convencionais, realizado com a tecnologia inovadora da BeeVeryCreative.

O espaço escolhido para a entrega de prémios foi o Rivoli, um espaço incontornável na cidade do Porto e que permitiu uma cerimónia “totalmente informal, como era vontade da organização”, explica Estela Rebelo, diretora do festival. Na noite da passada sexta-feira o Rivoli recebeu centenas de pessoas, entre profissionais de filmes de moda e figuras públicas ligadas à moda, ao audiovisual e à publicidade. Júlio Torcato, Micaela Oliveira, Katty Xiomara, Anabela Baldaque, Isaac Alfaiate, Lúcia Garcia, e quase todos os jurados fizeram questão de estar presentes. Manuel Alves e José Manuel Gonçalves, José Pedro Sousa, Justin Anderson, Fred Sweet, e Paula Martinho da Silva, foram os elementos do júri que entregaram os prémios aos vencedores, afirmando por várias vezes a sua satisfação com a qualidade das propostas a concurso. Jorge Teixeira através do vídeo que enviou também reportou a importância dos Filmes de Moda e José Cabaço, embora a agenda de trabalho da Nike não lhe tenha permitido sair dos EUA, contribuiu para elevar a fasquia na decisão dos premiados.

“O sucesso do I Fashion Film Festival aumenta as expectativas para a II edição em data a agendar durante o próximo ano 2015” é a convicção unânime de Manuel Serrão e Daniel Deusdado, os responsáveis pela organização do Festival a cargo da Associação Selectiva Moda em parceria com a produtora Farol de Ideias. A iniciativa será mais uma vez integrada na Porto Fashion Week.

O Fashion Film Festival conta com o apoio do COMPETE e do QREN.

 

Júri

  • Fred Sweet foi pioneiro na divulgação e promoção dos filmes de moda em todo o mundo;
  • Jorge Teixeira é um criativo português, com mais de 20 anos de publicidade e que abraçou também a comunicação digital;
  • José Cabaço, que já leva 30 anos de carreira, é atualmente Global Concept Creative Director da Nike;
  • José Pedro Sousa é um realizador de publicidade português que exerce atualmente funções na produtora Ministério dos Filmes;
  • Justin Anderson é um artista plástico e realizador inglês;
  • Manuel Alves e José Manuel Gonçalves ou simplesmente Alves/Gonçalves são, há 30 anos, nomes incontornáveis da moda falada em português;
  • Paula Martinho da Silva é jornalista da RTP há 14 anos, especializada nas áreas da moda e da indústria;

 

Financiamento

Apoiado pelo COMPETE – Programa Operacional Fatores de Competitividade no âmbito do Sistema de Apoio à Ações Coletivas, o projeto “Portuguese Fashion News 2014-2015”, envolveu um investimento elegível de 2.223 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 1.779 mil euros.