O SpinUM é um concurso de ideias de negócio promovido pela TecMinho e pelo SpinPark para fomentar o empreendedorismo qualificado. O concurso destina-se a docentes, alunos e alumni da UMinho, podendo os candidatos concorrer individualmente ou em grupo (máximo 5 elementos). Cada promotor ou equipa de promotores só poderá concorrer com uma ideia.
O concurso premiará os 1º e 2º classificados, sendo ainda atribuído o prémio “Jovens Empreendedores” à ideia melhor classificada entre os alunos concorrentes. As candidaturas serão avaliadas por um júri maioritariamente constituído por personalidades do meio empresarial tendo em conta critérios como o potencial de mercado, a qualidade da ideia e a capacidade demonstrada para a sua execução.
O que é?
O SpinUM é um concurso de ideias de negócio promovido pela TecMinho e pelo SpinPark com o objetivo de:
• Estimular uma cultura empreendedora na Universidade do Minho.
• Selecionar ideias de negócio inovadoras, em qualquer domínio científico ou tecnológico, em torno das quais se perspetive a criação de novas empresas de forte conteúdo inovador com potencial de crescimento.
• Apoiar a concretização das ideias/projetos de elevado potencial de negócio através da facilitação do acesso a mecanismos de financiamento adequados, assim como a parcerias de negócio estratégicas.
• Fomentar, em particular, o empreendedorismo jovem qualificado.
Destinatários
O SpinUM destina-se a docentes, alunos ou alumni da Universidade do Minho, de qualquer nacionalidade, concorrendo individualmente ou em equipa até um máximo de 5 (cinco) elementos.
Podem, ainda, candidatar-se ao concurso promotores de ideias/projetos que, não tendo ligação formal à Universidade do Minho integrem equipas compostas por, pelo menos, um aluno ou ex-aluno da Universidade do Minho.
Cada promotor ou equipa de promotores só poderá apresentar uma ideia/projeto a concurso.
Formalização das candidaturas
As candidaturas devem ser apresentadas no formulário próprio disponível on-line até às 23h 59m do dia 12 de dezembro de 2014.
Constituem o processo de candidatura os seguintes documentos:
• formulário de candidatura devidamente preenchido;
• curriculum vitae e documento de identificação de todos os promotores da ideia/projeto.
Avaliação
As candidaturas serão avaliadas por um júri especificamente constituído para o SpinUM tendo em conta os seguintes critérios:
Potencial de mercado: justificação da existência de mercado; capacidade para avaliar a dimensão do mercado; identificação das necessidades de mercado não satisfeitas.
Qualidade da ideia: adequação da ideia ao mercado; estratégia apresentada para aceder ao mercado potencial; grau de inovação da ideia/projeto; vantagens da ideia/projeto face à concorrência; estrutura de financiamento e viabilidade da ideia/projeto.
Capacidade de execução da ideia: qualidade da equipa (experiência e áreas de competência); comprometimento pessoal e financeiro da equipa.
Prémios
Serão premiados os 1º e 2º classificados no concurso, sendo ainda atribuído o Prémio “Jovens Empreendedores” à ideia melhor classificada cujos promotores, concorrendo individualmente ou em equipa, sejam alunos dos 1º, 2º ou 3º ciclos académicos de Bolonha, com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos (inclusive).
O SpinUM distribuirá prémios monetários e oferecerá serviços de apoio à criação de empresas num valor total superior a 20.000 euros.
O “SpinUM – Concurso de Ideias de Negócio” é co-financiado pelo Programa Operacional Fatores de Competitividade (QREN) e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
Para mais informações contactar:
spinum@tecminho.uminho.pt