Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

7ª Edição do Prémio ADVID

18.02.2015
  • Pólos e Clusters
  • Acções Colectivas

7.ª Edição do Prémio ADVID homenageia Michael Symington e atribui prémio a Investigadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP).

A ADVID instituiu, desde 2007, um prémio anual para atrair investigadores de diversas áreas científicas para as especificidades técnicas, culturais e sociais da vitivinicultura da Região Demarcada do Douro.

Em 2014 a partir de uma selecção de trabalhos feita pela Direcção da ADVID o Júri do Prémio decidiu atribuir o Prémio ADVID 2014 - Michael Symington, ao trabalho: 

> “Different Phenolic Compounds Activate Distinct Human Bitter Taste Receptors 

Este trabalho foi desenvolvido por uma equipa de investigadores do Departamento de Química e Bioquímica da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto – FCUP (Victor Freitas, Susana Soares e Nuno Mateus) e do Instituto Alemão de Nutrição Humana (Susann Kohl, Sophie Thalmann e Wolfgang Meyerhof), tendo como objectivo o estudo dos compostos responsáveis pela sensação de amargor e adstringência, aspectos dos mais discutidos e complexos em enologia. A sua compreensão poderá permitir criar vinhos mais próximos do gosto dos diferentes consumidores. 

Em cada ano o prémio homenageia uma personalidade marcante no desenvolvimento da Região do Douro. Em 2014 homenageia o Sr. Michael Symington, nascido no Porto em 1925, uma das principais figuras da família Symington, a qual se dedica há várias gerações ao Vinho do Porto e à Região do Douro, sendo a maior empresa familiar do sector. 

Michael Symington mostrou sempre perseverança na defesa do Douro, dos seus vinhos e suas gentes, juntamente com a sua mulher Elizabeth receberam no Douro inúmeras visitas do ramo dos vinhos e jornalistas, levando o Douro a todas as partes do mundo. 

O valor do Prémio é de 5.000€ e a cerimónia de atribuição decorrerá na Assembleia Geral da ADVID, em Abril de 2015. 

Nota sobre a ADVID ¦ Cluster dos Vinhos da Região do Douro

A ADVID - Associação para o Desenvolvimento da Viticultura Duriense, é uma instituição sem fins lucrativos, criada em 1982 por iniciativa de algumas empresas ligadas à produção e comercialização dos Vinhos da Região Demarcada do Douro, tendo como objectivo contribuir para a modernização da viticultura e, consequentemente, contribuir para o aumento da rentabilidade das vinhas da Região Demarcada do Douro, bem como para a melhoria da qualidade dos seus vinhos, através de actividades de promoção de estudos, experimentação, demonstração e divulgação de técnicas de viticultura adaptadas às condições da Região. Tem ainda como objective, promover a competitividade e qualidade dos vinhos a nível nacional e internacional, por iniciativa própria ou em colaboração com organismos públicos, privados, nacionais e internacionais.

Foi pioneira na definição do modelo e estratégia seguida, constituindo um caso raro a nível nacional, onde esforços diferenciados dão origem a partilha equitativa de resultados e conhecimento.

Este modelo, na sequência de candidatura apresentada em 2009 pela ADVID, ao programa de Estratégias de Eficiência Colectiva, foi reconhecido por despacho interministerial, como Cluster dos Vinhos da Região da Região do Douro. O Cluster, tem como missão “dinamizar e consolidar o sector de produção de vinho na Região do Douro, através de uma estratégia tecnológica sustentável aplicada a todos os seus intervenientes”, com uma visão que aponta para “um sector ambiental, económica e socialmente sustentável, animado por uma cultura de cooperação em rede para a diminuição de ameaças e optimização de oportunidades”.

Hoje a Associação conta com cerca de 170 associados que trabalham cerca de 6.000 ha de vinha (mais de 12% da área de vinha da Região), incorporando ainda empresas ligadas à fileira vitivinícola.
A base associativa da ADVID tem um cariz empresarial, sendo os seus associados responsáveis por 55% do volume de negócios gerado pelo sector do Vinho do Porto.

Entre os associados da ADVID destaca-se a presença de alguns dos mais importantes intervenientes no processo de produção de vinhos da Região do Douro, como sejam o caso de Adriano Ramos-Pinto, Vinhos, S.A., C.ª Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro, Churchill Graham, Lda., Niepoort (Vinhos), S.A., Quinta do Noval Vinhos, S.A., Rozès, S.A., Sogevinus Fine Wines, S.A., Sogrape Vinhos, S.A., W. & J. Graham & C.ª, S.A.  Sociedade Vinícola Terras de Valdigem, S.A., Quinta do Vallado - Sociedade Agrícola, Lda., Duorum Vinhos, S.A. e  F. Olazabal & Filhos, Lda.