No passado dia 31 de outubro terminou o prazo para a 1ª fase do Concurso para os Projectos Conjuntos – Internacionalização. Este instrumento tem por promotores as Associações empresariais, as Entidades do Sistema Científico e Tecnológico, as Entidades Públicas Empresariais e Empresas com CAE 82300.
A procura atingiu níveis que ultrapassam as expectativas e sublinham a importância sentida pelas empresas nacionais na aposta nos mercados externos. Foram apresentadas 62 candidaturas, representando 93 milhões de euros de investimento. O COMPETE representa 89% do total do investimento e 68% do total das candidaturas.
No conjunto das candidaturas apresentadas são os certames (a participação em feiras e eventos similares) que mostram a maior procura, representam 51% do investimento.
Considerando os objectivos que pautam este instrumento no âmbito da promoção da competitividade das empresas, designadamente a sua capacidade de resposta e presença ativa no mercado global, através do desenvolvimento de um programa estruturado de intervenção nas PME, é interessante verificar que o número de PME que pretendem participar na promoção internacional no âmbito de uma presença coletiva, é de 1.534. Destas é o setor industrial que tem a maior representatividade (59%), seguindo-se o comércio (18%) e os Serviços (13%).
A aposta na exportação por parte do setor industrial é crucial e o setor tem um efeito de alavancagem no mercado de emprego ao nível de todos os sectores.
Moda, mobiliário, agro-industriais, TIC , construção sustentável são os grandes protagonistas desta primeira fase de candidaturas.
Os resultados serão publicados até 28 de janeiro de 2013.