Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

A 2ª edição do concurso IDEIAS COM FIBRAS está de volta para premiar as melhores ideias

03.11.2014
  • Compete , Incentivos às Empresas
  • I&DT

Após o sucesso alcançado na primeira edição do Ideias com Fibra, a plataforma Fibrenamics da Universidade do Minho lança a segunda edição que visa premiar as equipas vencedoras com a oportunidade de desenvolvimento da ideia junto de um grupo de investigação.

 

 

O que é?

Concurso de ideias com base em fibras que pretende premiar, até 6 equipas com, ideias inovadoras com base em Fibras com a oportunidade de desenvolvimento da ideia na Universidade do Minho juntamente com o grupo de investigação Fibrenamics da Universidade do Minho.

Objetivos

  • Criar oportunidades para conversão de ideias inovadoras em produtos;
  • Estimular atitudes e competências empreendedoras;
  • Promover a geração de ideias com materiais à base de fibras;
  • Proporcionar a interação entre o candidato, centros de investigação e empresas; Intensificar a dinâmica de criação de empresas inovadoras geradas a partir da Universidade do Minho (i.e. spin-offs) de forma a contribuir para a renovação do tecido empresarial da região.

Público-alvo

O Ideias com Fibra destina-se a estudantes, recém licenciados, desempregados ou profissionais liberais.

Como funciona?

1.  Receção das candidaturas ao “2º Ideias com Fibra” (até 31 de novembro): as candidaturas deverão incluir o formulário disponibilizado para o efeito (constando neste a identificação dos candidatos, área à qual se candidatam, a descrição da ideia, justificação, inovação face ao estado da arte, recursos necessários, estimativa de custo, estimativa de tempo e protótipo, caso aplicável) e o(s) CV(s) do(s) candidato(s), devendo ser enviadas parafibrenamics@fibrenamics.com.

2.  Seleção de “Ideias com Fibra” (até 15 de dezembro): as candidaturas serão selecionadas por um painel constituído por cinco avaliadores, tendo em conta os seguintes critérios: qualidade da ideia e o seu caráter inovador, potencial de mercado, grau de maturidade da ideia e grau de exequibilidade.

3. Apresentação das ideias selecionadas perante júri: Os candidatos do “Ideias com Fibra” selecionados serão convidados a apresentar a ideia a concurso a um painel de jurados constituídos por um elemento de um centro de investigação, um elemento ligado à área do negócio, um elemento do ramo empresarial da área em questão, um elemento da TecMinho e um elemento do projeto FIBRENAMICS.

4.  Entrevista individual com os criadores das Ideias com Fibra: os representantes das ideias apresentadas na fase anterior serão convidados a reunir, individualmente, com o júri no sentido de se perceber o grau de envolvimento do candidato e o nível de maturação da ideia, de modo a escolher a “Ideia com Fibra” vencedora. Na entrevista definir-se-á o modelo a seguir em termos de Propriedade Intelectual.

5.  Desenvolvimento da Ideia com Fibra: durante um período máximo de 6 meses o grupo de investigação, em conjunto com os vencedores do concurso em cada uma das áreas, caso se aplique, levarão a cabo o desenvolvimento daquela que será a prova de conceito da ideia.

6.   Apresentação da prova de conceito da Ideia com Fibra vencedora:após o período de 6 meses, caso haja prova de conceito, e interesse por parte do inventor, será apresentada a prova de conceito da Ideia com Fibra a um painel de especialistas e possíveis investidores da área em questão.

Critérios

A seleção das ideias acolhidas no Ideias com Fibra tem em conta os seguintes critérios de admissão:

  • Qualidade da ideia e o seu carácter inovador (base tecnológica e/ou conhecimento intensivo);
  • Nível de compromisso demonstrado pelos candidatos;
  • Exequibilidade de realização da prova de conceito no prazo de seis meses;
  • Potencial de mercado.

Prémio

Ao candidato vencedor de cada um dos concursos será dada a oportunidade de desenvolver a sua ideia junto do grupo de investigação da Universidade do Minho, coordenado pelo Prof. Raul Fangueiro, pelo prazo máximo de SEIS MESES.

Como concorrer?

Fazer log in (canto superior direito na página www.fibrenamics.com), aceder à pasta "Ideias com Fibra", descarregar o respetivo formulário, preenchê-lo e enviar para fibrenamics@fibrenamics.com. Nesta área acede-se igualmente ao regulamento do concurso. As candidaturas poderão ser enviadas até 30 de novembro.

Para visualizar vídeo explicativo clique aqui.

Informações/Contactos

Poderá contactar-nos através de:

253 510 204

917 798 754

fibrenamics@fibrenamics.com