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A aposta na promoção interna e externa dos Vinhos Portugueses | Uma estratégia colectiva protagonizada pela ViniPortugal

05.02.2012
  • Acções Colectivas , Incentivos às Empresas

A ViniPortugal é a protagonista de uma estratégia de promoção dos vinhos nacionais que já envolveu mais de 700 empresas nos mercados europeus, americanos, Bric e Palop.  

A ViniPortugal foi criada em 1997 e é uma associação privada, inter-profissional que tem como objectivo a promoção do vinho, no país e no estrangeiro, particularmente nos mercados externos para os quais Portugal já exporta, ou nos quais os seus vinhos têm grande tradição.

A ViniPortugal agrupa associações, federações e organizações de profissionais ligadas à produção e ao comércio, com reconhecida representatividade no sector vitivinícola. Deste modo, encontra-se em posição privilegiada para desenvolver e coordenadar um plano promocional dirigido aos Agentes Económicos do sector do vinho.


Integram a ViniPortugal:
- ANCEVE e ACIBEV representam os comerciantes;
- FENAVI e FEVIPOR representam produtores e viticultores;
- FENADEGAS representa as cooperativas;
- ANDOVI representa as regiões demarcadas;
- AND representa os destiladores;
- CAP representa os agricultores.

Na sequência do relatório Porter sobre o setor, a ViniPortugal delineou uma estratégia focalizada nas campanhas de promoção externa . A estratégia tem como suporte as recomendações do Estudo Porter 1 e 2 para o cluster do vinho português (2003/2004) que definiu como objectivo a 10 anos estabelecer a categoria dos vinhos portugueses, com produtos de valor mais elevado nos mercados-alvo definido (EUA e RU), com especial ênfase nas categorias Super Premium e Premium.
O ano de 2005 foi o primeiro no qual, sob a orientação estratégica da ViniPortugal, se implementaram 2 planos promocionais coordenados e complementares.

Em 2007 a ViniPortugal iniciou um Plano de Promoção Internacional bianual (2007/2008), integrado no âmbito do QREN.
Desde então as campanhas de promoção internacional são apoiadas pelo COMPETE, no âmbito do Sistema de Qualificação PME|Projetos Conjuntos|Internacionalização (participação em certames e missões) e no âmbito das Ações Coletivas (campanha de imagem e promoção), no total de 21 milhões de investimento elegível, envolvendo um incentivo FEDER de 7 milhões.
Até 31 de Dezembro de 2010, os planos de promoção externa envolveram mais de 700 empresas e tiveram como mercados alvo:
2008 :EUA, Alemanha, Reino Unido, Países Nórdicos, Brasil, India, Canadá e Angola (Suécia, Noruega, Finlandia e Dinamarca);
2009 :Reino Unido, EUA, Alemanha, Canadá, Eixo Asiático, Países Nórdicos, Brasil e Angola;
2010 : Reino Unido, EUA, Alemanha, Países Nórdicos, Brasil, Canadá, Eixo Asiático, Angola, Russia e Sérvia.

No âmbito do plano de promoção 2012 os produtos em foco neste projecto são vinhos portugueses com valor mais elevado, com especial ênfase para as categorias Super Premium e Premium. Neste âmbito, a Viniportugal intervirá como entidade promotora, desenvolvendo, com o apoio das entidades externas contratadas, um programa estruturado de intervenção num conjunto de 152 PME visando o reforço e a consolidação da imagem de qualidade dos vinhos portugueses nos mercados externos.
Relativamente aos mercados as acções têm os seguintes mercados alvo: Reino Unido, Alemanha, Países Nórdicos (Dinamarca, Suécia e Finlândia).

Actualmente as principais ameaças à exportação de vinhos portugueses são o grau de marginalização de Portugal nas lojas de vinhos e bebidas: na maioria destas lojas, Portugal não tem secção individualizada;o número insuficiente de marcas com um volume adequado nos segmentos alvo (Premium e Super Premium) de forma a conseguir uma consistência da Categoria Portugal e uma identidade regional; o crescimento e sucesso de cadeias discount, em especial no mercado europeu, mercado não interessante para Portugal pois obriga a um investimento elevado, quando o objectivo dos vinhos portugueses é o posicionamento no segmento de vinhos de elevado valor.


A excessiva fragmentação das exportações portuguesas (até mesmo em comparação com países de muito maior dimensão) remete para uma situação de falta de escala para competir em mercados externos. Por esta razão foram seleccionados os mercados alvo que revelaram elevados níveis de crescimento nos últimos anos e elevado potencial de crescimento no futuro. Evidenciando também tendências de consumo de vinhos Premium e Super Premium e predisposição forte para Portugal e para produtos portugueses (facto verificado através de vendas de vinhos, vinho do porto e de turismo).