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A APTECE vai às escolas

02.12.2014
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  • Acções Colectivas

No âmbito do projecto “Portugal Exclusivo – Comida com Histórias”, a decorrer e que conta com o apoio do COMPETE, a APETECE está a levar a cabo a realização de workshops de sensibilização/aprendizagem sobre Turismo de Culinária, junto de alunos de algumas Escolas de Hotelaria e Turismo de Portugal. 

APTECE nas escolas
APTECE nas escolas

O intuito desta iniciativa é de promover uma maior consciência para a defesa e valorização das diferentes culturas e heranças alimentares regionais/locais, elemento chave de identidade e distinção de um destino e igualmente contribuir para uma melhor qualificação dos futuros profissionais.

A alimentação representa acções de acolhimento ao turista, recepção, entretenimento e interpretação de toda uma cultura local que cria e reforça a identidade de um destino, como tal, quando melhor e maior o seu entendimento, maior será o seu contributo para o reforço do setor turístico na economia nacional. Dessa consciência e evidenciando a importância das artes culinárias e gastronomia tradicional e típica das diferentes regiões, a APTECE, está já a trabalhar numa base de conhecimento, através da realização de uma série de workshops de sensibilização/aprendizagem sobre Turismo de Culinária, proporcionando a futuros jovens profissionais um maior conhecimento, com sólida fundamentação teórica e prática, e o desenvolvimento de um olhar crítico para compreensão das tradições culinárias e gastronómicas, nas diferentes identidades culturais e o seu potencial para o turismo, nomeadamente, regional, uma vez que se assume como factor de desenvolvimento sustentável, do ponto de vista económico, ambiental, histórico-cultural e social.

A estrutura dos worshops, realizados pela APTECE, assentam numa vertente teórico-prática, que começa por fazer uma abordagem à caracterização do sector turístico em Portugal e aos seus desafios, passando para a caracterização do turista culinário – onde se conquista, o que procura e como actua-, não esquecendo a visualização de uma série de exemplos concretos demonstrativos do que são experiências de turismos de culinária e como se constróiem essas experiências.

Na sequência das abordagens e em conclusão, passamos ao entendimento do que é o Turismo de Culinária, definido como a busca de experiências marcantes, autênticas, únicas e memoráveis enquanto se viaja ou mesmo enquanto residentes locais, sendo que a expressão, autenticidade é a chave do entendimento deste tipo de turismo, também entendido como um subconjunto do turismo cultural. No final, o objectivo é perceber como cada agente da cadeia de valor num destino se encaixa no cenário de Turismo de Culinária; como se podem desenvolver produtos sustentáveis de Turismo de Culinária; bem como a importância de desenvolver forças individuais trabalhando e aproveitando as parcerias.


Saiba Mais sobre o Projeto "Portugal Exclusivo - Comida com histórias"

Síntese

Abrangente e inovador, o plano de atividades da APTECE - Associação Portuguesa de Turismo de Culinária e Economia tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento de produtos e experiências de turismo de culinária únicos e de qualidade, levando inclusivamente ao aumento da exportação de produtos tradicionais portugueses.

Enquadramento no COMPETE

O projeto "Portugal Exclusivo" da APTECE foi apoiado pelo COMPETE - Programa Operacional Factores de Competitividade, no âmbito do SIAC - Sistema de Apoio a Ações Coletivas e teve um investimento elegível de 511 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 409 mil euros.

O presidente da APTECE, José Borralho refere que “é de louvar o apoio dado pelo COMPETE, no âmbito do SIAC, em particular aos técnicos que tiveram a visão e a capacidade de perceber o projecto e a forma como ele é importante para o desenvolvimento do turismo a nivel regional. Tratando-se de uma associação jovem esse é um motivo ainda maior de orgulho. Este apoio do COMPETE é importante sobretudo porque também motivará a APTECE para novos desafios, entre os quais já se encontra um trabalho exaustivo que estamos a desenvolver junto do World Food Travel Association para posicionar Portugal como um destino gastronómico de interesse.”