Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

A Comissão Europeia e a Transparência Internacional unem forças para uma melhor aplicação dos investimentos da UE

25.03.2015
  • Europa

A Comissária para a Política Regional, Corina Cretu, lançou, no dia 19 de março, em Berlim, o projeto piloto «Pactos de Integridade», em conjunto com a Transparência Internacional, com vista a garantir que os fundos da política regional são bem investidos e trazem benefícios reais para os cidadãos.

CE e a Transparência Internacional unem forças para uma melhor aplicação dos investimentos da UE
CE e a Transparência Internacional unem forças para uma melhor aplicação dos investimentos da UE

Esta é uma de várias novas medidas adotadas pela Comissão para ajudar os Estados-Membros, as regiões e as cidades a gerirem eficientemente os investimentos da UE.

O Pacto de Integridade foi desenvolvido pela Transparência Internacional para ajudar os governos, as empresas e a sociedade civil a aumentar a confiança e a transparência nos contratos públicos. A Comissão pretende agora lançar Pactos de Integridade piloto em vários projetos cofinanciados pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e pelo Fundo de Coesão.

Um Pacto de Integridade será um acordo juridicamente vinculativo entre a autoridade contratante e as empresas que se candidatam aos contratos públicos, segundo o qual estas se comprometem a respeitar um processo de concurso transparente e eficiente. Para garantir uma maior responsabilização, esses Pactos de Integridade incluirão um sistema de acompanhamento liderado por uma organização da sociedade civil.

Recomenda-se vivamente que os Estados-Membros utilizem esta iniciativa no seguimento de um convite à manifestação de interesse, que será lançado em maio de 2015. No dia 5 de maio, a Transparência Internacional organiza uma conferência em Bruxelas com vista a promover os Pactos de Integridade. As experiências decorrentes destes projetos piloto serão então partilhadas e divulgadas entre as autoridades públicas de toda a Europa.

Mais informações:

 

Fonte: Inforegio, 19/03/2015