Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

A cortiça portuguesa chegou a Washington através da Sofalca

04.03.2015

É um emblemático elétrico lisboeta, está todo revestido a cortiça e está a fazer “furor” no Kennedy Center, em Washington. Mérito da Sofalca, de Abrantes, que produz aglomerado de cortiça expandida.

Instalação “Prazeres 28”
Instalação “Prazeres 28”

A cortiça portuguesa chegou a Washington através da Sofalca e da sua contribuição para a instalação “Prazeres 28” – um emblemático elétrico lisboeta integralmente produzido em cortiça negra. A peça, que está a despertar curiosidade nos Estados Unidos, está exposta no Kennedy Center até 24 de março, durante o “Iberian Suite Festival 2015”.

“Prazeres 28” – referência à carreira do elétrico lisboeta – é o nome desta autêntica instalação de arte construída apenas com recurso ao aglomerado de cortiça expandida montado sobre uma estrutura metálica. Trata-se de uma obra carismática que já despertou a atenção dos media aquando da sua chegada ao Kennedy Center, onde ficará exposta até 24 de março durante todo o “Iberian Suite Festival 2015”. Características como a cor, o aroma, a textura e a sustentabilidade renovável da cortiça, montada num elétrico à escala real estão a deslumbrar todos visitantes deste festival dedicado à lusofonia.

A produção dos Blocos de Cortiça ICB REV, o corte, molde e processamento das diferentes peças em cortiça aconteceram nas instalações da Sofalca, em Abrantes, sempre com o acompanhamento de Nuno Vasa, o artista que idealizou a obra. A execução 3D ficou ao encargo de Carlos Paiva.

“Prazeres 28” marca mais um importante feito para a Sofalca que, cada vez mais, tem vindo a consolidar as suas capacidades ao aceitar e concluir desafios relacionados com o design e a arquitetura.

Além do carro elétrico em cortiça, a Sofalca marca ainda presença em dois outros locais do festival. Paralelamente ao “Prazeres 28”, existem duas estações (simulando as paragens de entrada e saída de passageiros) produzidas em cortiça e que servem também de suporte às obras de Manuela Pimentel. Aqui a cortiça dá forma à estação, estando apenas suportada por tubos metálicos interiores.
 
Também o “Kids Space” é da autoria da empresa portuguesa. Aqui foram colocados dois balcões em aglomerado negro de cortiça da empresa, 14 bancos compridos e ainda 30 bancos cilíndricos com 200, 300 e 400 mm de altura e 300mm de diâmetro – os bancos de cortiça estão também à venda na Loja do Kennedy Center.

O “Iberian Suite Festival” é um festival dedicado às culturas ibéricas que decorre em Washington e que conta com a presença de grandes nomes lusos como os arquitetos Siza Vieira e Souto Moura.



Fonte: Revista Invest