No passado dia 26 de Março de 2012, realizou-se no Auditório do Biocant, em Cantanhede, o 1º Workshop InovWine. Com o objetivo dar a conhecer aos produtores vários projetos nacionais inovadores para o sector vitivinícola, este workshop insere-se num dos projectos-âncora da Inovcluster - Associação do Cluster Agroindustrial do Centro.
O projeto InovWine - Inovação na fileira do vinho e da vinha, tem por objetivo geral aumentar a competitividade das empresas do setor através do desenvolvimento de novos produtos e serviços para a fileira do vinho e da vinha, é dinamizado pela Adega Cooperativa de Cantanhede em parceria com o Biocant e o Instituto Pedro Nunes e financiado no âmbito do SI I&DT/QREN.
O seminário constituiu uma oportunidade única para reunir no mesmo local produtores, especialistas e empresas que desenvolvem tecnologia avançada neste setor. O seminário dividiu-se em três sessões: Sessão de I&D Enologia, Sessão I&D Vitivinicultura e uma Sessão de apresentação de Estratégias para o Sector: a visão dos Clusters. Nesta última sessão, marcaram presença três Clusters: A InovCluster, o AgroCluster - Cluster Agroindustrial do Ribatejo e o Cluster dos Vinhos da Região demarcada do Douro. Nas primeiras duas sessões, abordaram-se temas como: “Novos processos de fermentação de vinhos tranquilos e espumantes”, “Ferramentas inovadoras para utilização em agricultura de precisão”, “Projeto InovWine”, “Organização da I&D no sector empresarial vitivinícola”, entre outros.
Como oradores marcaram presença individualidades nacionais e internacionais (Espanha), vindas de prestigiadas entidades, nomeadamente: Universidade de Aveiro, Universidade de la Rioja (Espanha), Biocant, Instituto Pedro Nunes, InovCluster, AgroCluster, Cluster dos Vinhos da Região Demarcada do Douro, Sogrape, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Universidade de Évora, Proenol, Universidade Católica Portuguesa e UAVision.