Esta Feira Internacional é considerada uma das feiras mais importantes de produtos alimentares de excelência a nível mundial. A edição da Speciality and Fine Food Fair de 2014 contou com 619 expositores de 21 países e os dados já avançados pela organização revelam que esta feira foi este ano visitada por cerca de 12.410 profissionais internacionais: Compradores, Importadores e Profissionais da área de Retalho e do canal Horeca.
A presença das empresas portuguesas neste certame foi organizada pela InovCluster, no âmbito do seu Projeto de Internacionalização dirigido ao setor agroindustrial português e contou com a participação de diversas empresas de Castelo Branco, de Vila Velha de Rodão, de Santarém, Lisboa e Porto que apresentaram produtos como Azeite, Biscoitos e bolos secos, Pastelaria diversa, Queijo, Mel e Compotas, Vinho, Cogumelos, Presunto e enchidos, Ervas aromáticas e Bacalhau.
Esta participação, conforme já tem sido habitual nas ações organizadas pela InovCluster, contou com um permanente showcooking no stand português, com o objectivo, não só de dar a provar os produtos representados, mas também de mostrar as possibilidades que os mesmos permitem ao nível gastronómico. Esta ação foi possível através da parceria entre a InovCluster e a Associação APTECE, que possibilitou a presença de um Chef português durante todos os dias da Feira.
Os primeiros testemunhos recebidos por algumas das empresas participantes referem que a participação neste evento foi “uma óptima oportunidade de divulgar o nosso produto”, e que a mesma “se revelou um sucesso, pelos contactos estabelecidos, que foram ao encontro das nossas expectativas” e ainda que o evento foi “adequado às nossas necessidades, os clientes que nos visitaram estão inseridos no nicho de mercado que queremos trabalhar”. No que diz respeito à organização da participação, desde a logística ao acompanhamento das empresas, todos elogiaram o trabalho feito pela equipa da InovCluster, e o espírito de “entreajuda” e “companherismo” existente na comitiva que proporcionaram até “a troca de contactos importantes para o negócio de cada um” e referindo até que “vimos reunidas todas as condições para o nosso bem-estar e para a manutenção de foco na missão comercial”.
Tendo como principal objetivo o crescimento e desenvolvimento do setor agroindustrial do país, da dinamização do Cluster Agroindustrial do Centro e dos seus Associados, entende a InovCluster ser importante o esforço em otimizar a abordagem das empresas portuguesas ao mercado internacional, pelo que, através do seu projeto de Internacionalização, financiado pelo COMPETE, apoia as empresas portuguesas interessadas em iniciar exportações a promover os seus produtos em diversos mercados internacionais.