Num contexto em que genericamente as posições dos cidadãos relativas a União Europeia são tendencialmente menos positivas, pesquizas recentes revelam que os cidadãos europeus têm uma perceção crescentemente positiva do impacto dos investimentos da política regional da União Europeia/UE.
Este amplo apoio à principal política de investimento da UE foi confirmada no Eurobarómetro Flash 384, sobre "Consciência e perceção dos cidadãos sobre a Política Regional da EU”. Relativamente aos cidadãos informados sobre os investimentos na sua região, mais de três quartos expressou confiança no impacto positivo dos projetos cofinanciados no desenvolvimento económico e social da sua região ou cidade.
O conhecimento geral sobre a Política Regional da UE mantém-se em 34 %, sendo o conhecimento mais elevado na Polónia (80 %), seguida pela Lituânia e República Checa (com 67% cada).
A televisão continua a ser a principal fonte de informação sobre a Política Regional da EU em geral e sobre os projetos cofinanciados, enquanto que em países como a Alemanha e a Finlândia, os jornais locais e regionais desempenham um papel central. Na Irlanda e na Hungria, os outdoors foram citados como a principal fonte de informação inicial. Para os jovens com idades entre 15-24 anos, a internet foi identificada como a principal fonte de informação.
A par da comunicação sobre a Política Regional feita pela Comissão Europeia, o Relatório destaca a importância para os cidadãos da comunicação dos resultados e dos testemunhos feito pelas Autoridades de Gestão e pelos Beneficiários.
Para saber mais, consulte os fivheiros anexos:
- O Flash Eurobarómetro 379
- O Eurobarómetro Flash 384
- Dados comparativos entre UE e Portugal