Apoiado pelo COMPETE - Programa Operacional Fatores de Competitividade, no âmbito do Sistema de Apoio a Ações Coletivas, o projeto AgriTraining envolveu um investimento elegível de 347 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 291 mil euros.
Enquadramento
A fileira agro-industrial, que se move num contexto de constante expansão e evolução tecnológica requer, cada vez mais, mão-de-obra especializada com uma formação sólida e atualizada, que garanta o desenvolvimento do país e o aumento da sua competitividade.
As inúmeras aplicações do sector, que numa fase inicial se concentravam na produção, armazenamento, transporte e processamento de produtos alimentares e que atualmente se aplicam a processos industriais específicos, apresentam um crescimento significativo e são mesmo consideradas indispensáveis. É consensual a necessidade de criação, transmissão e difusão da cultura e do saber de natureza profissional, mas ao mesmo tempo, a introdução de processos de mudança, capazes de fazerem frente a uma concorrência cada vez mais forte e competitiva.
Para que o futuro tecnológico do agro-industrial possa fazer face à constante evolução, requer aprendizagem de novos conceitos e aplicação dos conhecimentos adquiridos, o que evidencia a necessidade de formação e desenvolvimento de competências dos recursos humanos. No entanto, estamos perante uma fileira com uma diversidade de ramos e de atividades, com uma oferta formativa que surge de forma pontual, que urge organizar e direcionar, considerando as necessidades do sector e as suas perspetivas de evolução.
Trata-se de um projeto desenvolvido em articulação entre duas Entidades das EEC (Estratégia de Eficiência Colectiva) - PCT Agro-Industrial e Cluster Agro-Industrial do Centro - considerando que a temática a abordar é a capacitação dos recursos humanos e das estruturas organizacionais do sector Agro-Industrial.
AgriTraining
O objetivo principal do projeto foi fazer a caracterização do perfil formativo dos produtores e trabalhadores das empresas através do registo das suas competências, interesses e nível de formação.
O AgriTraining destina-se a criar condições para melhorar as competências técnicas e de gestão dos profissionais da fileira, com uma intervenção traçada que tem por base os seguintes objetivos estratégicos:
- Avaliar, definir e organizar a oferta formativa orientada para o sector agro-industrial;
- Desenvolver respostas de formação diversificadas e flexíveis;
- Responder ao interesse individual e empresarial através da criação de cursos profissionalizantes que preencham, simultaneamente, as tendências do mercado de trabalho e as carências das empresas em técnicos qualificados e cientificamente preparados;
- Divulgar as atividades do projeto e criação de uma base de dados que dê a conhecer a oferta formativa e os perfis profissionais.
As áreas de atividade a desenvolver são:
- Gestão do Projeto
- Levantamento das Necessidades Formativas
- Levantamento das Tendências de Evolução de Mercado
- Análise da Oferta Formativa
- Levantamento das Entidades Formadoras
- Estratégia de Formação
- Ajustamento e Desenvolvimento de Planos Formativos
- Divulgação
Parceiros do projeto
Instituto Politécnico de Castelo Branco, Universidade da Beira Interior, Integralar, Inovcluster, Instituto Politécnico da Guarda e Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
Sessão de Apresentação de Resultados
A InovCluster, organiza no próximo dia 13 de junho uma Sessão de Apresentação de Resultados do projeto AgriTraining - Formação aplicada para o sector Agroindustrial, no auditório do NERCAB - Associação Empresarial de Castelo Branco.