Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

AgriTraining - Formação Aplicada para o Sector Agro-Industrial

10.06.2013
  • Acções Colectivas

A fileira agro-industrial, move-se num contexto de constante expansão e evolução tecnológica que requer, cada vez mais, mão-de-obra especializada com uma formação sólida e atualizada, por forma a garantir o desenvolvimento do país e o aumento da sua competitividade.

Apoiado pelo COMPETE - Programa Operacional Fatores de Competitividade, no âmbito do Sistema de Apoio a Ações Coletivas, o projeto AgriTraining envolveu um investimento elegível de 347 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 291 mil euros.


Enquadramento

A fileira agro-industrial, que se move num contexto de constante expansão e evolução tecnológica requer, cada vez mais, mão-de-obra especializada com uma formação sólida e atualizada, que garanta o desenvolvimento do país e o aumento da sua competitividade.

As inúmeras aplicações do sector, que numa fase inicial se concentravam na produção, armazenamento, transporte e processamento de produtos alimentares e que atualmente se aplicam a processos industriais específicos, apresentam um crescimento significativo e são mesmo consideradas indispensáveis. É consensual a necessidade de criação, transmissão e difusão da cultura e do saber de natureza profissional, mas ao mesmo tempo, a introdução de processos de mudança, capazes de fazerem frente a uma concorrência cada vez mais forte e competitiva.

Para que o futuro tecnológico do agro-industrial possa fazer face à constante evolução, requer aprendizagem de novos conceitos e aplicação dos conhecimentos adquiridos, o que evidencia a necessidade de formação e desenvolvimento de competências dos recursos humanos. No entanto, estamos perante uma fileira com uma diversidade de ramos e de atividades, com uma oferta formativa que surge de forma pontual, que urge organizar e direcionar, considerando as necessidades do sector e as suas perspetivas de evolução.

Trata-se de um projeto desenvolvido em articulação entre duas Entidades das EEC (Estratégia de Eficiência Colectiva) - PCT Agro-Industrial e Cluster Agro-Industrial do Centro - considerando que a temática a abordar é a capacitação dos recursos humanos e das estruturas organizacionais do sector Agro-Industrial.


AgriTraining

O objetivo principal do projeto foi fazer a caracterização do perfil formativo dos produtores e trabalhadores das empresas através do registo das suas competências, interesses e nível de formação.

O AgriTraining destina-se a criar condições para melhorar as competências técnicas e de gestão dos profissionais da fileira, com uma intervenção traçada que tem por base os seguintes objetivos estratégicos:

  • Avaliar, definir e organizar a oferta formativa orientada para o sector agro-industrial;
  • Desenvolver respostas de formação diversificadas e flexíveis;
  • Responder ao interesse individual e empresarial através da criação de cursos profissionalizantes que preencham, simultaneamente, as tendências do mercado de trabalho e as carências das empresas em técnicos qualificados e cientificamente preparados;
  • Divulgar as atividades do projeto e criação de uma base de dados que dê a conhecer a oferta formativa e os perfis profissionais.


As áreas de atividade a desenvolver são:

  1. Gestão do Projeto
  2. Levantamento das Necessidades Formativas
  3. Levantamento das Tendências de Evolução de Mercado
  4. Análise da Oferta Formativa
  5. Levantamento das Entidades Formadoras
  6. Estratégia de Formação
  7. Ajustamento e Desenvolvimento de Planos Formativos
  8. Divulgação


Parceiros do projeto

Instituto Politécnico de Castelo Branco, Universidade da Beira Interior, Integralar, Inovcluster, Instituto Politécnico da Guarda e Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

Sessão de Apresentação de Resultados
A InovCluster, organiza no próximo dia 13 de junho uma Sessão de Apresentação de Resultados do projeto AgriTraining - Formação aplicada para o sector Agroindustrial, no auditório do NERCAB - Associação Empresarial de Castelo Branco.