Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

AgroCluster Ribatejo dinamiza seminários sobre tendências do mercado alimentar

30.01.2015

O AgroCluster Ribatejo levou a cabo um trabalho de identificação das principais tendências de consumo de mercados internacionais, e que está agora a apresentar publicamente em toda a região do Ribatejo e Alentejo.

Com o objetivo de apoiar a internacionalização das empresas do sector da agroindústria, o AgroCluster Ribatejo levou a cabo um trabalho de identificação das principais tendências de consumo de mercados internacionais, e que está agora a apresentar publicamente em toda a região do Ribatejo e Alentejo.

No passado dia 27 de janeiro, ao cluster levou a efeito a primeira sessão de divulgação destes estudos, tendo apresentado as tendências de consumo alimentar de diversos mercados internacionais, como o Brasil, Estados Unidos da América, Canadá, União Europeia e PALOP’s. Nesta sessão, as empresas participantes, ficaram a conhecer as diversas tendências de consumo nos diferentes territórios, podendo, desta forma, direcionar a sua estratégia de internacionalização para cada um dos mercados.

O AgroCluster vai divulgar este estudo um pouco por toda a região do Ribatejo e Alentejo, de maneira a chegar à maior número de empresas possível: no dia 03 de fevereiro, vai apresentar "Tendências do Mercado Alimentar do Brasil, Estados Unidos e Canadá", em Benavente; no dia 19 de fevereiro apresenta as "Tendências do Mercado Alimentar na União Europeia e PALOP’s", no Cartaxo; e no dia 25 de fevereiro, voltam a ser apresentadas as tendências do mercado do Brasil, Estados Unidos e Canadá.

Em março, as tendências do mercado alimentar na União Europeia e PALOP’s vão ser apresentadas em Coruche, no dia 10. No dia 25 de março, o AgroCluster vai até Évora para apresentar as tendências de consumo em todos os mercados internacionais mencionados neste estudo (União Europeia, Brasil, EUA, Canadá e PALOP’s). Nestes seminários, as empresas ficarão a saber, por exemplo, que que "O fortalecimento da imagem de Marca", e a "A aposta nas categorias premium", são duas das tendências detetadas para o mercado alimentar na União Europeia, que as "Sensações, Emoções e Prazer", e a "Saúde e Bem-estar" são duas das cinco principais tendências para o segmento alimentar do Brasil; que no caso dos Estados Unidos e do Canadá, mercados muito competitivos, existe tendência para uma crescente valorização da conveniência pelo consumidor, a preferência por alimentos saudáveis e uma maior abertura a produtos étnicos; e que no caso dos PALOP’s (Angola e Moçambique), existem constrangimentos na sua rede comercial, como baixa disponibilidade de bens de primeira necessidade em situações de escassez e os desafios persistentes no desenvolvimento normal da concorrência, o que se traduz na formação de preços desadequados que inibem o acesso aos consumidores, principalmente no que respeita aos bens de primeira necessidade. No entanto, em Angola, devido às previsões de crescimento do consumo, tem-se verificado uma intensificação do setor da distribuição de bens e serviços.

Mais informações e inscrições podem ser obtidas através dos contactos geral@agrocluster.com ou 249 839 500.