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Alimentação saudável

21.05.2013
  • Compete , Financiamento e Partilha de Risco

Série de animação portuguesa apoiada pelo COMPETE já chega a 20 países.

Nutri Ventures
Nutri Ventures

Enquadramento no COMPETE

A Nutri-Ventures é uma empresa criada por Rui Lima Miranda e Rodrigo Carvalho que recebeu 250 mil euros da Red Star.

A Red Star é uma sociedade de investimento de Business Angels (BAs) focada em projectos altamente inovadores e com potencial internacional, independentemente da indústria/área económica. Conta com uma equipa de BAs empreendedora e que actua em muita proximidade com os promotores dos projectos apoiados.

A Nutri Ventures é a primeira marca de entretenimento infantil no mundo a promover a alimentação saudável. A empresa portuguesa foi criada em 2010 e está actualmente presente em 20 países, dedicando-se ao desenvolvimento de conteúdos de entretenimento que promovam uma alimentação saudável.

A empresa

Chama-se Nutri Ventures, é uma série para crianças e explora os superpoderes dos alimentos saudáveis. Acaba de se estrear no Brasil, em Espanha e nos Estados Unidos, mas já tinha passado pela Casa Branca.

A roda dos alimentos foi transformada em sete reinos, cada um de sua cor e com poderes diferentes. É por lá que vão andar quatro pequenos heróis que vivem numa cidade sem alimentos. Descobrir sabores, cores, texturas e experimentar os nutri-powers vai obrigá-los a grandes aventuras. Como guia terão uma redonda e simpática criatura: o Guga Púrpura.
 
Este é um pequeno resumo da série de animação Nutri Ventures, criada por um engenheiro aeroespacial, Rodrigo Carvalho, e um gestor, Rui Miranda, e que se destina a crianças dos quatro aos dez anos. A ideia surgiu em 2009.
 
“Queríamos criar uma marca de entretenimento de âmbito global e pensámos no universo infantil. Logo se seguiu a ideia de ser em animação. A nossa sensibilidade ao problema da obesidade nas crianças trouxe-nos até aqui”, conta Rui Miranda ao Life&Style. E lembra que, “no mundo desenvolvido, a geração actual é a primeira que vai viver menos tempo do que a dos seus pais”.
 
O projecto correu bem e, passados quatro anos, “a série – que já vai na terceira temporada – foi vendida para 20 países, na Europa, América e Ásia, ganhou um mundo interactivo, músicas, jogos e o aplauso de instituições nacionais e internacionais que asseguram que os valores transmitidos pela Nutri Ventures estão de acordo com as recomendações de nutricionistas, médicos e pediatras”.
 
Uma dessas instituições é a Let’s Move, que tem Michelle Obama como mentora. Os dois sócios já se reuniram na Casa Branca com a equipa deste movimento que pretende combater a obesidade nos EUA. Também foi firmada uma parceria com Universidade de Liverpool, no Reino Unido.
 
Têm muitas parcerias gratuitas, “não são pontos de receitas mas servem o fim educativo a que nos propomos”. Rui Miranda parece sincero no seu empenho em fazer algo “para o bem da sociedade”. Para ele, “só isso é que faz sentido e dá alegria”.
 
Por isso, as marcas a que se associam, essas sim “com um contributo em vendas e lucros”, são todas “saudáveis”. E assegura que nunca veremos a Nutri Ventures ligada uma marca de fast food. “Nunca.”
 
80 mil crianças registadas
 
Em Portugal, a série passa na RTP2 e no Canal Panda, chegou ao top dos três programas mais vistos naqueles canais, com 30% de audiência. A entrada em Espanha também é motivo de satisfação para o gestor: “É importante pelo idioma, porque os conteúdos dobrados em espanhol são muito atractivos para o mercado latino-americano, onde queremos estar no próximo ano.” A isso acrescenta-se o facto de ser a primeira vez que um conteúdo português é emitido no Disney Channel em Espanha.
 
Razões para o sucesso? “Conseguimos criar uma história de facto muito divertida, com acção e aventura. Fomos felizes no projecto”, diz Rui Miranda, para a seguir valorizar a boa exploração daquilo a que se chama transmedia, permitindo que em cada plataforma haja conteúdos diferentes e múltiplas possibilidades de interacção com as crianças. “O que está no site, por exemplo, vai muito para além do que a série oferece na televisão.”
 
No site, já têm 80 mil crianças registadas e um milhão de visitantes únicos contabilizados. A Nutri Ventures desenvolveu entretanto uma aplicação para iOS.
 
O objectivo é potenciar modos diferentes de fruição e aprendizagem, “sempre com a preocupação de associar bons sentimentos e boas práticas à alimentação”. E todos os guiões são validados pela Associação Portuguesa de Nutricionistas. Para o gestor, “o que existia neste âmbito eram projectos quase sempre feitos por professores e psicólogos e muitas vezes excessivamente didácticos”.
 
Rui Miranda gostava que houvesse mais iniciativas como a Nutri Ventures, que mobilizassem os portugueses. E deixa um conselho, que é também um incentivo. “Apostem em ideias globais, valorizem as pessoas que trabalham convosco e tenham ambição.” Mas faz questão de clarificar que “ambição é diferente de ganância”.
 
“Mais grande, como a mamã”
 
Rui Miranda tem quatro filhos, com as seguintes idades: nove, sete, quatro e um ano. O de quatro gosta da personagem Teo, a de sete prefere a Nina e a de nove, a Lena. O gestor não pressiona os filhos para que vejam a série, mas vai observando os comentários e reacções. Uma espécie de sondagem doméstica, “só para ver o efeito”, diz bem-disposto.
 
Diz também que a página de Facebook da empresa tem alguns comentários muito positivos colocados pelas mães das crianças. Exemplo: “Mãe, hoje quero beber mais leite porque tenho jogo de futebol.” E tratava-se de uma criança não particularmente apreciadora da bebida.
 
De viva voz, escutámos Diogo Marcos, um miúdo de três anos que é fã da Nutri Ventures: “Gosto mais do Reino Amarelo porque é o que tem mais alimentos: milho, pão, arroz.” Perguntámos-lhe então se costuma comer todos aqueles alimentos. “Sim, sim, e fico mais grande, como a mamã”, responde muito rapidamente, antes de começar a cantar uma das canções da série. À pergunta sobre a que reino corresponde uma banana, começa logo a dizer alguns frutos e conclui: “Laranja.” Acertou.
 
Os Sete Reinos decifrados:
 
Amarelo (cereais e derivados): nutri-power da energia
Branco (leite e derivados): nutri-power da resistência
Laranja (frutas): nutri-power da magia
Vermelho (carnes e ovos): nutri-power da força
Castanho (leguminosas): nutri-power turbo (energia+força)
Azul (peixes e mariscos): nutri-power da inteligência
Verde (vegetais): nutri-power da recuperação
Reinos Maus (açúcar, gorduras, fritos e o deserto do sal): não têm nutri-powers