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Alojamento do Futuro

29.03.2014
  • Acções Colectivas

Pensar num futuro inteligente, competitivo e sustentado significa planear antecipadamente e procurar soluções inovadoras e diferenciadoras baseadas no conhecimento e nas tecnologias.

 

Pensar num futuro inteligente, competitivo e sustentado significa planear antecipadamente e procurar soluções inovadoras e diferenciadoras baseadas no conhecimento e nas tecnologias. Assim, a AHRESP transporta o futuro do alojamento para o presente e desafia os interessados a participar nas diferentes iniciativas que o mesmo integra.

Entidade promotora

A AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, fundada em 1896, representa as empresas e os empresários do setor defendendo os seus direitos e legítimos interesses, através de uma rede de 12 delegações – Açores, Alentejo, Algarve, Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Lisboa, Mafra, Porto, Ribatejo, Setúbal e Viseu. A AHRESP é a maior Associação Empresarial do país, ao representar oito Grupos de Setor - Restauração Tradicional, Restauração Coletiva, Restauração de Serviço Rápido, Pastelarias e Cafés, Setor da Animação, Indústria e Comércio Alimentar, Empreendimentos Turísticos e Alojamento Local, e Campismo e Caravanismo.

Apoio

Promovido pela AHRESP – Delegação do Porto, e apoiado pelo COMPETE (Programa Operacional Fatores de Competitividade) no âmbito do Sistema de Apoio a Ações Coletivas (SIAC), o projeto ALOJAMENTO DO FUTURO envolve um investimento elegível de 1.193 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 954 mil euros.

Segundo Joaquim Ribeiro, Presidente do Grupo de Setor dos Empreendimentos Turísticos e do Alojamento Local da AHRESP, e um dos coordenadores responsáveis, "este projeto, apresentado pela AHRESP – Delegação Norte, só foi possível com o apoio do COMPETE, permitindo abrir uma janela para a inovação no setor do alojamento turístico em Portugal, através da criação de um projeto de investigação aplicada que visa: Retratar o perfil do setor em Portugal, em particular nas regiões de convergência Norte, Centro e Alentejo; Potenciar a qualificação e modernização das unidades de alojamento turístico nacionais, transversal às diferentes modalidades e tipologias de alojamento; Apresentar as tendências e a melhor inovação produzida na atualidade para o setor; Reforçar o conhecimento sobre a evolução do turismo mundial; Promover a internacionalização das unidades de alojamento; Perspetivar novas tendências e conhecer o comportamento do novo consumidor; e Propor soluções tecnológicas, sustentadas em projetos piloto de I&D”.

Projeto
Objetivos Estratégicos:

Desenvolvimento do projeto de investigação aplicada, intitulado “Alojamento do Futuro”, através da realização de estudos estratégicos e prospetivos, da criação e implementação de soluções de base tecnológica e da operacionalização de uma diversidade de instrumentos e iniciativas de comunicação para o projeto (incentivar a participação pública) e do projeto (disseminar os resultados produzidos), de modo a alcançar os seguintes desígnios estratégicos:

  • Promover a qualificação e modernização das unidades de alojamento turístico nacionais
  • Reforçar o conhecimento sobre a evolução do turismo mundial e, especificamente, dos principais mercados emissores;
  • Potenciar a operação das unidades de alojamento nos mercados externos e projetar progressivamente a internacionalização da atividade.

 

 Objetivos Operacionais:

Estudos Estratégicos e Prospetivos

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Dimensão da Oferta

Executar estudos estratégicos e prospetivos que assegurem os referenciais estruturantes do(s) modelo(s) de alojamento turístico do futuro no que concerne aos seus principais fatores competitivos:

  • Ao perfil das ofertas turísticas a proporcionar ao novo consumidor turístico;
  • Ao modelo de negócios que melhor se adequa à tipologia de alojamento;
  • Às novas soluções de base tecnológica de suporte à atividade;
  • Aos fatores determinantes de afirmação das unidades de alojamento nos mercados externos.
Estudos Estratégicos e Prospetivos

*
Dimensão da Procura

Realizar estudos prospetivos que determinem as tendências observadas ao nível do turismo mundial e nomeadamente dos principais mercados emissores (mercados tradicionais e mercados emergentes), no que respeita:

  • Ao conhecimento do perfil, hábitos de lazer e recreio e comportamentos de compra e consumo do novo turista;
  • À arquitetura de produtos turísticos exclusivos por mercado;
  • Aos canais de comunicação, promoção e distribuição turística que melhor se adequam a cada mercado;
  • À criação de dossiers específicos por mercado.
Soluções de Base Tecnológica

*
Investigação & Desenvolvimento

Desenvolver soluções de base tecnológica que determinem o posicionamento competitivo das unidades de alojamento turístico do futuro no que respeita:

  • À gestão otimizada dos processos e logística interna das diferentes áreas de negócio;
  • À promoção de experiências turísticas personalizadas, singulares e autênticas;
  • À integração de diferentes meios de comunicação e distribuição das diversas áreas de negócio;
  • À valorização dos produtos e ofertas caraterísticas das áreas de implantação das unidades;
  • À estruturação de ofertas baseadas em soluções disponíveis para dispositivos moveis e ancoradas na web, nomeadamente na cloud.

Soluções de Base Tecnológica

*
Operacionalização

Criar produtos personalizados para as diferentes tipologias de alojamento turístico e na sua integração territorial enquanto produto turístico integrado no que se refere às aplicações:

  • Para dispositivos móveis - concierge hotel, pay by phone, energy monitor (unidade de alojamento);
  • Na operacionalização de pilotos nas áreas de convergência através do mapeamento das diferentes tipologias de alojamento e constituição de redes temáticas (segmentadas geográfica e sectorialmente);
  • Na promoção do cartão do turista integrado com soluções moveis;
  • No desenvolvimento de conteúdos temáticos para mesas e superfícies interativas;
  • No desenvolvimento de plataformas web específicas por produto.
Instrumentos e Iniciativas de Comunicação 

Implementar instrumentos de comunicação e organizar diversas iniciativas de comunicação que promovam a participação pública alargada e consubstanciem um meio privilegiado de disseminação dos resultados produzidos ao longo do projeto e no período pós-projeto por via:

  • Da criação de diversas plataformas web para o projeto;
  • Da dinamização de redes sociais, nomeadamente do Facebook, LinkedIn, Twitter e YouTube;
  • Da organização de uma rede nacional de workshops temáticos;
  • De um concurso de ideias específico para o desenvolvimento de aplicações para smartphones;
  • De um seminário internacional com alguns dos maiores peritos da área do turismo e hotelaria;
  • Da disseminação sistemática de informação técnico-científica sobre o projeto;
  • De publicidade nos meios convencionais e tecnológicos especializados da área do turismo e hotelaria.
 Espaço Aplicacional - Alojamento do Futuro

Estruturar um espaço de aplicação a instalar na sede da AHRESP Norte que integre as propostas a desenvolver no âmbito do projeto de investigação aplicada através da modelação do espaço identificando áreas específicas da unidade de alojamento:

  • Da integração de soluções convencionais e inovadoras, de natureza material e imaterial;
  • Da partilha de case studies e de best practices no subsetor do alojamento à escala global;
  • Da identificação de singularidades e conceitos diferenciadores;
  • Da história do presente e futuro deste subsetor em Portugal e, especificamente, na Região Norte;
  • Da incorporação de soluções inovadoras - superfícies e mesas interativas. 
Feira Internacional - Cluster do Alojamento do Futuro

Organizar um mega-evento de promoção e de negócio do 'cluster' do alojamento do futuro, que decorrerá na cidade do Porto, de modo a integrar fornecedores e clientes, prestadores de serviços e visitantes, num mesmo espaço dedicado à promoção de parcerias e negócios entre players:

  • Na promoção das novas tendências do setor em diferentes dimensões e áreas estratégicas e operacionais da atividade;
  • Na participação de delegações internacionais dos principais mercados emissores;
  • Na partilha de oportunidades de negócios com agentes da distribuição turística internacionais e organizações congéneres ao AICEP para potenciar investimento nacional no estrangeiro (internacionalização das empresas nacionais do setor do alojamento).

 

Resultados e Impacto

O projeto Alojamento do Futuro, que estará concluído a 31 de dezembro de 2014, apresenta três desígnios estratégicos, os quais concretizam três dimensões específicas:

i. Promover a qualificação e modernização das unidades de alojamento turístico nacionais – Oferta;

ii. Reforçar o conhecimento sobre a evolução do turismo mundial e, especificamente, dos principais mercados emissores – Procura;

iii. Potenciar a operação das unidades de alojamento nos mercados externos e projetar progressivamente a internacionalização da atividade – Internacionalização. 

No decorrer do seu período de execução, ou seja, da operacionalização do universo das atividades definidas, as empresas do subsetor do alojamento turístico das três regiões de convergência (Norte, Centro e Alentejo) serão convidadas a participar de forma comprometida e responsável nas diversas fases e dimensões estratégicas e operacionais do projeto (estudos estratégicos e prospetivos, soluções tecnológicas, instrumentos e iniciativas de comunicação). 

No decorrer do próprio projeto, mas fundamentalmente no período pós-projeto, os documentos de índole estratégica e prospetiva produzidos prevê-se que impliquem mais de ¾ das unidades de alojamento das três regiões de convergência (cerca de 2.000 estabelecimentos – 900 estabelecimentos hoteleiros; 150 parques de campismo e caravanismo; 700 empreendimentos de turismo de habitação e turismo no espaço rural; 250 unidades de alojamento local), no que respeita às propostas de qualificação e modernização dos estabelecimentos, assim como, no que concerne à progressiva orientação para os mercados externos, correspondendo numa primeira fase ao acréscimo evidente das quotas de mercado na estrutura da procura turística destas unidades (maior destaque para os estabelecimentos hoteleiros), e numa segunda fase à consolidação do investimento nos mercados externos. 

Os impactos serão também observados ao nível da integração e adoção crescente das novas soluções de base tecnológica (operação, gestão, animação e monitorização), decisivas para garantir a competitividade e a própria sustentabilidade das unidades de alojamento. De acordo com algumas das atividades propostas, serão desenvolvidos pilotos em dezenas de unidades de alojamento, assim como, serão produzidas aplicações diversas orientadas para as unidades de alojamento e para alguns destinos em concreto das três regiões de convergência, o que implicará naturalmente os respetivos players, prevendo-se que a adoção destas soluções ultrapasse mais de metade das unidades de alojamento das regiões de convergência.

A dimensão e profundidade deste projeto de investigação aplicada contribuirá ainda para mobilizar as organizações nacionais e regionais com particulares responsabilidades na definição da política para o setor do turismo e na sua promoção e dinamização (Turismo de Portugal, Entidades Regionais de Turismo, Áreas Regionais de Promoção Turística, entre outras), na medida em que produzirá os referenciais normativos para sustentar a qualificação e modernização da oferta nacional de alojamento turístico, assim como, contribuirá para projetar a operação externa das unidades de alojamento nacionais, reforçando ainda mais a importância deste setor na dinamização das exportações. 

A promoção progressiva da internacionalização da atividade das unidades de alojamento nacionais será também um contributo central deste projeto, prevendo-se que a implicação deste processo de internacionalização arraste outros produtos e serviços nacionais de referência para estas novas geografias.