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ALWAYS DRY

17.03.2015
  • Inovação

Linha de produtos compostos por fibras e acabamentos funcionais convencionais e/ou de tecnologia nano que fazem parte de uma classe de materiais inteligentes que através de um estímulo pela presença de humidade alteram as suas propriedades óticas de forma reversível, sendo observável um desvanecimento de cor para incolor.

Vital Tecidos
Vital Tecidos

Entidade promotora

A Sociedade Têxtil Vital Marques Rodrigues, Filhos, SA, (VMR) foi constituída em 1911. Na altura assumia a denominação de “Manual de Tecidos de Algodão” e era já considerada a empresa pioneira na produção de tecidos jacquard para colchas. Ao longo dos anos especializou-se também na produção de tecido jacquard e malhas para colchão. Em 2000, a empresa iniciou a produção de têxteis-lar e realizou investimentos na secção da tinturaria. Em 2010 registou a sua marca nacional “Sociedade Têxtil Vital Marques Rodrigues, Filhos, Lda., Tecelagem, Tinturaria e Acabamentos e em 2011 registou a sua marca “Vital Home” na União Europeia a qual passou a ser a sua imagem de marca nos mercados internacionais.

A missão da VMR consiste em criar e produzir tecidos e malhas que vão ao encontro das necessidades dos clientes e fornecer-lhes cada vez mais Design, Qualidade, Rapidez e Fiabilidade nos seus produtos. A empresa privilegia o contacto direto com os seus clientes, o que lhe permite conhecer as suas pretensões e oferecer novas soluções adequadas às evoluções do mercado.


Enquadramento


O incremento de novas funcionalidades aos materiais têxteis não têm parado de crescer nos últimos anos. Estas propriedades podem ser obtidas:

  1. pela própria fibra, características do polímero ou aditivos, antes do processo de fiação;
  2. por fios, tecidos ou material de construção, por exemplo, com fibras diferentes em diferentes camadas;
  3. com recurso a produtos de acabamento, convencionais ou inovadores à base de agentes micro/nano.

Deste modo, diversas funcionalidades podem ser inseridas em materiais fibrosos, nomeadamente: anti-microorganismos (que evitam ou impedem a proliferação de vírus, fungos e bactérias), anti-chama, anti-estática, anti-mosquito, propriedades anti-alérgicas, cicatrizantes, anti-odor, perfumantes, anti-nódoas, anti-pilling, boa estabilidade dimensional, anti-vincos, entre outros.


Projeto

O desenvolvimento de novas funcionalidades nos materiais têxteis está em constante crescimento. Assim, no âmbito deste projeto pretende-se usar produtos hidrocromáticos inovadores que dão a indicação da presença de humidade nos produtos desenvolvidos. Estes fazem parte de uma classe de materiais inteligentes que através de um estímulo pela presença de humidade alteram as suas propriedades óticas de forma reversível, sendo observável um desvanecimento de cor para incolor.

O principal objetivo estratégico de inovação e internacionalização do projecto é o lançamento da linha de produtos ALWAYS DRY assente nos inovadores produtos DSD (DeepSleepDry), RSD (RelaxSleepDry) e TD (TerryDry) com aplicação da tecnologia hidrocromática.

As novas gamas de tecidos e malhas para colchão e felpos são os novos produtos que se querem potenciar e onde o mercado goza de elevada oportunidade de crescimento. A VMR com este projeto pretende reorientar estrategicamente a sua unidade industrial de modo a crescer sustentadamente em volume de vendas e valor acrescentado dos produtos, por via da inovação de natureza radical de novos tipos de artigos têxteis funcionalizáveis, e pela internacionalização.


Apoio

O projeto denominado Always Dry, foi apoiado pelo COMPETE no âmbito do Sistema de Incentivos à Inovação – Inovação Produtiva, envolveu um Investimento elegível de €499.088,43 , o que correspondeu a um incentivo FEDER de €277.936,40.

O período do investimento decorreu entre 2013-09-06 e 2014-12-31, sendo que apresenta uma taxa de execução de aproximadamente 100%.


Testemunho

Segundo a D. Sofia Raquel Rodrigues, Administradora da empresa, 'este projeto foi de encontro aos objetivos, sendo que possibilitou melhorar a sua unidade industrial, potenciando um crescimento sustentável do volume de negócios e diversificação de mercados. Acrescenta ainda 'que o mesmo só foi possível com o apoio do COMPETE'.