Num contexto de crise todos os incentivos ao empreendedorismo são bem-vindos pois é natural que perante as atuais dificuldades os potenciais empreendedores tenham uma maior perceção do risco e essa perceção os possa inibir de avançar com os seus projetos.
Assim, o Programa Empreendedorismo Tecnológico tem como objetivo principal fomentar e apoiar a atividade empreendedora, nomeadamente a que se traduz na criação de empresas de base tecnológica e com potencial de internacionalização. Desta forma, até 30 de Junho, a Associação procura ideias tecnológicas inovadoras e com potencial de internacionalização.
Enquadramento no COMPETE
Este programa é apoiado pelo Sistema de Apoio a Ações Coletivas/Empreendedorismo Setor TICE do COMPETE – Programa Operacional Fatores de Competitividade, cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).
Prazos
Entre 15 de Maio e 30 de Junho, a ANETIE convida os jovens universitários de instituições do ensino superior do Norte e Centro do país, bem como pessoas coletivas recentemente constituídas e sem atividade significativa a participar no Concurso de Ideias TI Potencialmente Empreendedoras.
Objetivos
Este tipo de competição funciona como bom exercício de formulação e planeamento de negócios, servindo por vezes para encontrar negócios que o mercado necessita mas que por qualquer razão não tinham ainda sido materializados.
A intenção é fomentar o empreendedorismo disponibilizando informação e formação essenciais para o arranque de um projeto empresarial. Além disso, pretende-se avaliar, apoiar e acompanhar boas ideias de negócio e, por fim, premiar as mais inovadoras e diferenciadoras.
Destinatários
Pessoas singulares com mais de 18 anos (ou grupos), e a pessoas coletivas constituídas há menos de 1 ano, que pretendam desenvolver ideias inovadoras que não estejam em fase de exploração comercial.
Jovens universitários de instituições do ensino superior do Norte e Centro do país. Os interessados, podem efetuar a sua candidatura à presente iniciativa através de preenchimento de um formulário colocado no site da ANETIE. A avaliação das candidaturas será realizada por um Painel de avaliadores, formado por elementos selecionados com experiência relevante na área.
Ideias Vencedoras
As cinco melhores ideias vão beneficiar de um conjunto de atividades de acompanhamento especializado, bem como de acesso facilitado a informação para o desenvolvimento dos seus projetos no mercado. Os incentivos passam por promoção de encontros com empresários, workshops e oficinas de empreendedorismo, onde são abordadas temáticas como liderança, relações comerciais, contabilidade, fiscalidade, finanças, plano de negócios, plano de marketing, entre outros.
As ideias empreendedoras submetidas a concurso devem obedecer a alguns requisitos, tais como proporcionar o desenvolvimento de produtos e serviços de base tecnológica, estar orientados para reais necessidades de mercado nas áreas temáticas de intervenção, e incorporar uma inovação tecnológica claramente definida ou uma tecnologia que, embora já existindo, possa ter um campo de aplicação diferente do atual. Os concorrentes deverão ainda demonstrar a intenção e a capacidade para implementar o projeto apresentado, bem como demonstrar indicadores de sustentabilidade económico-financeira do projeto e atestar a originalidade da sua ideia.
Prémios
Os promotores das cinco melhores ideias beneficiarão de um conjunto de atividades de acompanhamento especializado.Com o acesso facilitado a um conjunto de informações será mais segura a implementação da ideia no mercado.
Sustentadas em planos de negócio devidamente estruturados, as ideias, serão apresentadas junto de futuros investidores, nomeadamente sociedades de capital de risco e business angels.
Como participar?
Para participar na iniciativa da ANETIE, os interessados deverão preencher um impresso de candidatura obtido por download no endereço www.anetie.pt.